"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

AÇÃO PEDE QUE GOVERNADOR DO CEARÁ DEVOLVA CACHÊ PAGO A IVETE SANGALO

Procurador diz que uso de verba pública viola princípio da moralidade
 

Ivete Sangalo fez show em inauguração de hospital em Sobral, no Ceará
Foto: Eliaria Andrade / Agência O Globo
Ivete Sangalo fez show em inauguração de hospital em Sobral, no CearáEliaria Andrade / Agência O Globo

O Ministério Público Federal ajuizou nesta qunta-feira ação contra o governador do estado, Cid Gomes (PSB), para que ele devolva aos cofres públicos o valor do cachê pago à cantora baiana Ivete Sangalo, na inauguração de um hospital em Sobral, no último dia 18.

O cachê foi de R$ 650 mil. O procurador da República Oscar Costa Filho pediu que a restituição seja feita com os recursos do próprio governador. Segundo o MP, a verba foi retirada do Fundo Municipal de Saúde (FMS).
 
“O que ele vem fazendo são privilégios. Isso viola o princípio da moralidade administrativa. Nós vivemos hoje uma verdadeira crise de atendimento nas emergências dos hospitais públicos, que não têm estrutura. É um desrespeito com os pacientes que estão nas filas”, argumenta o procurador, que recentemente ingressou com uma outra ação, solicitando a criação de leitos. Ele pede também à Justiça que proíba Cid de usar recursos públicos vinculados, direta ou indiretamente, à saúde pública para a realização de eventos festivos.

A assessoria de imprensa do governo do Ceará informou que ainda não houve notificação oficial em relação à ação civil pública, mas adiantou que o dinheiro utilizado para pagar o show da cantora foi proveniente da Casa Civil, e não do FMS.

25 de janeiro de 2013
Cristiane Sampaio - O Globo
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário