"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

PROJETO IMPEDE GOVERNO DE DESRESPEITAR A CONSTITUIÇÃO NA EDIÇÃO DE MPs

 

Para impedir que o governo federal continue abusando de suas prerrogativas na edição de medidas provisórias como a 598, que abriu créditos extraordinários de R$ 42,5 bilhões em favor de diversos órgãos e empresas estatais, está pronto para ser votado na CCJ o relatório do Líder do PSDB, Alvaro Dias, à PEC que não permite a abertura de créditos adicionais ao Orçamento que não sejam para atender despesas decorrentes de guerra, comoção interna ou calamidade pública.

Em seu parecer, Alvaro Dias argumenta que, embora a Constituição já determine que a abertura de crédito extraordinário deva ser feita somente para atender despesas imprevisíveis e urgentes, a realidade com a qual o Parlamento se depara é de “recorrente desrespeito à citada previsão”.

Alvaro Dias lembra ainda que o Poder Executivo tem a sua disposição os créditos suplementares e os especiais para atender à necessidade de complementação do Orçamento e, portanto, “os membros do Poder Legislativo nacional não podem tolerar o desrespeito à Carta Magna, mormente se insistente e reiterado”.

No relatório o Líder lembra que a proposta se harmoniza com entendimento emanado pelo STF nas Ações Diretas de Inconstitucionalidade nºs 4048 e 4049, ambas de 2008 e que foram impetradas pelo PSDB.

Leia mais aqui.

(Postado por Eduardo Mota – assessoria de imprensa)
25 de janeiro de 2013
Blog Álvaro Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário