"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



domingo, 27 de janeiro de 2013

SERÁ QUE VOCÊ SE LEMBROU DA NOSSA REGIÃO SERRANA NO RIO DE JANEIRO, GUARDADAS AS DEVIDAS PROPORÇÕES? E SE LEMBROU DO RALO?

FOTODOCUMENTÁRIO


Chris percorreu a rua Nainowaki, no dia 01 de Abril, apenas 20 dias após a tragédia. A primeira séria de 40 fotos já mostra, apesar dos destroços, a incrível operosidade do povo japonês. As ruas já estavam livres de entulho.

Em outubro, sete meses depois, o mesmo fotógrafo retornou à mesma rua e tomou novamente as mesmas 40 fotos, ordenando-as em duas filas, para verem a diferença. Quase tudo limpo, as ruinas de prédios já derrubados. Estima-se que levará 10 anos para a cidade retornar ao que era.

tsunami-japao
 

O site é da agência, e contém trabalhos de vários fotógrafos, que podem ser explorados. O enfoque é nas imagens.

Algumas poucas descrições em inglês e francês, que não atrapalham em nada a compreensão. Há um trabalho do taiwanês Chien-Chi Chang, feito na Tanzânia, chamado Bongo Fever, sobre a disseminação da Aids entre os usuários de drogas injetáveis que é barbarizante ao olhos.
Vendo aquelas imagens, temos a certeza que é muito parecido com vários locais do Brasil. E ainda há gente que acha que a internação obrigatória dos viciados é uma infração aos direitos deles. Só podem ser petistas, para ver o quanto pior, melhor.

 
27 de janeiro de 2013
ancião

Nenhum comentário:

Postar um comentário