"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quarta-feira, 20 de março de 2013

A ESBÓRNIA É GRANDE !!! E 'NÓIS' Ó... Ó... Ó...

Fé demais da conta: Dilma leva a maior comitiva do mundo para a posse do Papa.
Governo do PT levou a maior comitiva entre mais de 100 países presentes na posse do Papa Francisco. Luxo e ostentação contrastam com o discurso "franciscano". Enquanto isso, brasileiros morrem em tragédias porque dinheiro não é liberado.
Detalhe: abaixo a luxuosíssima Embaixada do Brasil em Roma, instalada no Palácio Doria Pamphilj, famoso pelas suas obras de arte do século XV. Palácio barroco, que possui toda a estrutura para receber presidentes da República, é pouco para a Rainha Dilma.


A viagem de três dias da comitiva da presidente Dilma Rousseff para a missa inaugural do papa Francisco, em Roma, envolveu o aluguel de 52 quartos de hotel e 17 veículos, segundo informações obtidas pela Folha. Dilma, quatro ministros, assessores mais próximos e seguranças se hospedaram no hotel Westin Excelsior, na Via Veneto, um dos endereços mais sofisticados de Roma, num total previsto de 30 quartos. Um deles foi transformado em escritório para a Presidência da República. A diária da suíte presidencial custa cerca de R$ 7.700, enquanto o quarto mais barato fica por R$ 910. Os outros 22 quartos, para pessoal de apoio, ficaram em local próximo.
A presidente não quis ficar na residência oficial da Embaixada do Brasil, instalada num amplo palacete no centro histórico de Roma e que costuma receber mandatários do país.
Foi o caso do ex-presidente Lula, em 2005, quando participou do funeral do papa João Paulo 2º. Segundo a assessoria da Presidência, Dilma prefere hotéis por facilitar a rotina de trabalho. No caso específico de Roma, outro motivo é que a representação brasileira está temporariamente sem embaixador.
Já a frota alugada inclui sete veículos sedan com motorista, um carro blindado de luxo, quatro vans executivas com capacidade para 15 pessoas cada, um micro-ônibus e um veículo destinado aos seguranças. Apenas para o transporte de bagagens e equipamentos, Dilma contou com um caminhão-baú e dois furgões. A presidente chegou no domingo à tarde em Roma, quando aproveitou para visitar duas igrejas históricas.
Anteontem, visitou uma exposição do pintor italiano Ticiano, se reuniu com o ex-ministro de Lula José Graziano da Silva, diretor-geral da FAO (organização da ONU para agricultura e alimentação) e com o presidente da Itália, Giorgio Napolitano, que está em fim de mandato. Ontem, Dilma participou da missa inaugural de Francisco e se reuniu brevemente com o presidente da Eslovênia, Borut Pahor, país europeu de cerca de dois milhões de habitantes.
Também teve uma breve reunião com a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, que não estava prevista e durou cerca de 15 minutos. O teor da conversa não foi revelado. Hoje, Dilma terá uma reunião bilateral com Francisco pela manhã e logo embarca de volta para o Brasil.
 
(Folha de São Paulo)
 
20 de março de 2013
in coroneLeaks
 
NOTA AO PÉ DO TEXTO
 
"Você alguma vez pensou que o muro de Berlim vinha abaixo no seu tempo de vida? Chegou a admitir a possibilidade de um golpe comunista de direita? Ou que, entre nós, um impotente viesse a tomar o poder? Você crê sinceramente que as nossas forças armadas estão preparadas pra defender as fronteiras do oeste quando um grupo de escoteiros bolivianos invadir o país? Bem, como eu ia dizendo antes de ser interrompido pela posse de..." 
(in A Bíblia do Caos, Millôr Fernandes).
 
Quer saber? Sinceramente? Bem... Quero dizer... Sei lá o que eu quero dizer, pô! Você sabe o que dizer, ainda que seja uma interjeição, do tipo PÔ!!! Ou a mais célebre locução interjetiva, que marca os nossos melhores ou piores momento, o enfático QUIUSPARIU!!!
Sinceramente?  Considero tarefa das mais nobres e perigosas conviver com essas notícias insalubres, que ao fim de certo tempo, pode nos adoecer, senão de raiva, de depressão. Vezes há em que fica tão difícil alimentar este blog, que a melhor metáfora que encontro para ilustrar a dificuldade é a imagem de um aterro sanitário, onde dia após dia,  acumulam-se os fatos do nosso cotidiano político, onde vamos catar o lixo nem sempre reciclável.
Um cotidiano de escândalos, de esbórnia, de cinismo, desfaçatez... E até de tragédias como as repetidas na região serrana do Rio de Janeiro, e em outros rincões desse enorme e abandonado Brasil. O descaso manifesto com a vida fica expresso de modo claro na inoperante incompetência de governos. O secular problema da seca no nordeste, arrepia qualquer alma, pela insensatez e incúria que faz vítimas pessoas e criaturas. Soluções? São tantas... Mas a corrupção também é grandiosa e fala mais alto aos bolsos das 'incelenças'.
Agora, os dois post denunciam a leviandade de um país emergente - que não emerge nunca! - numa gastança inútil de pompas e circunstâncias, que apenas demonstram quão grande é a nossa pobreza, não apenas econômica, mas ética.
Fico por aqui, por que a catinga é muita...
m.americo

COMPLEMENTANDO AS ILUSTRAÇÕES ACIMA, COM IMAGENS MAIS APROPRIADAS

Os pés nordestinos do Brasil Maravilha

O espetáculo da tragédia em Petrópolis



 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário