"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



domingo, 3 de março de 2013

ESTUDANTES MARCHAM NESTE DOMINGO NA VENEZUELA EXIGINDO A VERDADE SOBRE HUGO CHÁVEZ QUE ESTÁ DESAPARECIDO


Estudantes permanecem há vários dias acampados no município de Chacao, que faz parte da áerea metropolitana da capital, Caracas. De Chacao partirá a marcha de protesto neste domingo. Foto: La Patilla
Os estudantes acampados numa praça de Chacao, município da área metropolitana de Caracas, a capital da Venezuela, que exigem a verdade sobre o estado de saúde de Hugo Chávez e protestam contra a usurpação do poder pelo títere chavista Nicolás Maduro, lideram neste domingo a "Marcha pela Verdade".

O evento terá início na praça Brion de Chacaito e chegará à avenida Arturo Uslar Pietri. "O propósito é que o povo venezuelano se una à nossa luta não violenta, que busca a verdade sobre o presidente Chávez", destacou o dirigente estudantil Ángel Morales.

- Já basta da usurpação do senhor Maduro no poder, que nos esclareça a situação, se Chávez pode ou não governar - exigiu o estudante.

Os estudantes acampados em Chacao mantém-se simbolicamente acorrentados ou amarrados em cabos de aço, em protesto contra o golpe chavista, já que a Constituição venezuelana determina que no impedimento da posse do presidente eleito devem ser convocadas imediatamente novas eleições presidenciais que se realizarão dentro de 30 dias.

Entretanto, uma manobra dos asseclas de Chávez que envolveu a Suprema Corte, conseguiu estender o prazo sem data de conclusão, para que Chávez possa ser empossado. Atualmente quem está na condição de presidente, embora não tenha sido eleito, é o ex-vice-presidente Nicolás Maduro. Note-se que o vice na Venezuela não é eleito mas nomeado pelo Presidente após a sua posse, ato que não ocorreu dado ao fato de que Chávez continua em lugar incerto e não sabido. Rumores dão conta de que já morreu, enquanto o jornal ABC da espanha revelou que os médicos o enviaram Chávez de volta para sua residência oficial em La Orchila, onde recebe apenas tratamento paliativo em fase terminal.

EN ESPAÑOL - A 51 asciende ahora el número de estudiantes encadenados en las cercanías de la DEM, ubicada en el municipio Chacao, luego de que durante horas de la tarde de este sábado tres nuevos estudiantes de las universidades Santa María (USM), Los Andes (ULA núcleo Táchira) y de Oriente (UDO núcleo Monagas), se sumaran a las acciones de protestas para exigir “la verdad” sobre el estado de salud del presidente Hugo Chávez.

Jesús Gómez, vocero de los 51 jóvenes respondió a las declaraciones del presidente de la Asamblea Nacional en las que advertía a los estudiantes a no acercarse a las adyacencias del Hospital Militar.”Señor Cabello, los estudiantes le decimos que sí podemos caminar por toda Venezuela”, dijo.

Con respecto a la marcha convocada para este domingo, el dirigente Ángel Morales destacó: “El propósito es que el pueblo venezolano se una a nuestra lucha no violenta, que sepamos la verdad sobre el presidente Chávez”.

“Ya basta de la usurpación del señor Maduro en el poder, que se nos aclare la situación si Chávez puede o no gobernar”, agregó.
El recorrido de la denominada “Marcha por la Verdad” iniciará en la plaza Brión de Chacaito y llegará a la avenida Arturo Uslar Pietri.
03 de março de 2013
in aluizio amorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário