"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



domingo, 3 de março de 2013

JOAQUIM BARBOSA PODE SER O BEPPO GRILLO BRASILEIRO NA SUCESSÃO?

 

A frase mais importante que Joaquim Barbosa pronunciou na entrevista que concedeu a correspondentes internacionais diz respeito não à justiça, mas à política. Ou, mais especificamente, a 2014.


Uma possibilidade?

Perguntaram a JB se ele tinha planos políticos. Ele afirmou não ter o “physique du rôle”. Mas fez um acréscimo que faz pensar.
Essencialmente, ele disse que as pessoas estão cansadas dos “políticos tradicionais”. Daí, segundo ele, as máscaras de carnaval com seu rosto, que aliás não foram vistas nas avenidas, e a ventilação de seu nome para concorrer à presidência.

NA ITÁLIA

O cansaço com a política tradicional se mostrou verdadeiro na Itália, com a fenomenal votação dada a Beppe Grillo, um antigo comediante que conquistou o coração de uma massa copiosa de eleitores com seu discurso de que os políticos tradicionais não prestam.

E no Brasil? Barbosa poderia ser nosso Grillo? É presumível que ele gostaria, e não pouco. É um homem cuja ambição tem pernas lépidas.

Ela o levou, no passado, a abordar um homem que não conhecia – Frei Betto — em busca de apoio para chegar ao STF, num caso já clássico de caradurismo ilimitado. JB fez o chato – o que mais incômodo do que ser abordado por alguém que não conhecemos e que deseja nos usar de escada? — diante de Frei Betto sem embaraço.

VAI OU NÃO VAI

É presumível que o caso Grillo vá ser objeto de reflexões de Barbosa. Num resumo, ele teria dois fatos a considerar. Um diria a ele: vai. O outro diria: não vai.

O primeiro, o do vai, é que a mídia daria certamente um apoio estrondoso, quase incondicional a ele. O “caçador de marajás”, o bordão pelo qual a mídia ajudou a promover Collor rumo à presidência, seria reciclado. Talvez se tornasse, na versão 2014, o “caçador de corruptos”.

O segundo, o do não vai, é que Dilma não é Berlusconi. Basta ver seus índices de popularidade.
Haverá aí um combate entre a vaidade e a razão. Se a vaidade triunfar, JB disputará a presidência em 2014. Se a razão vencer, ficará onde estar.

A vaidade costuma bater a razão.

03 de março de 2013
Paulo Nogueira (Diário do Centro do Mundo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário