"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sábado, 6 de abril de 2013

OS DESTINOS TURÍSTICOS MAIS PERIGOSOS DO MUNDO

article image
Na Índia, o fluxo de turistas do sexo feminino diminuiu 35% (Reprodução/Reuters)

Violência contra o turista

O estupro coletivo de uma turista no Brasil levantou questões sobre a capacidade do país de receber visitantes. Confira outros destinos considerados 'arriscados' para turistas

 
As últimas semanas serviram de alerta para os turistas. Em março, uma suíça foi vítima de estupro coletivo enquanto acampava com o marido nos arredores de Madhya Pradesh, Índia. No Brasil, uma americana foi estuprada por três homens durante seis horas a bordo de uma van no Rio de Janeiro.

O caso ocorrido no Brasil evidencia o aumento de casos de estupros no país (houve aumento de 150% em três anos) e levanta questões sobre a capacidade brasileira de receber eventos como a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

Uma pesquisa realizada na Índia mostrou que o fluxo de turistas diminuiu 25% no país desde dezembro, sendo que o fluxo de turistas mulheres diminuiu 35%. As informações divulgadas não surpreendem, já que relatos de violência contra a mulher costumam espantar turistas.

Então, como saber quais destinos evitar? Uma das formas mais seguras é consultar os mapas de aviso aos turistas geralmente emitidos por governos. Um mapa baseado em informações obtidas pelo Departamento de Relações Exteriores do Canadá aponta lugares que o turista deve evitar.

No mapa o Brasil é classificado como lugar onde o turista deve exercer "extrema prudência". Já na Índia, os turistas são advertidos a evitar algumas áreas. O risco de estupro não é mencionado, talvez porque, infelizmente, este tipo de violência seja comum às mulheres indianas, mas raro contra turistas.

Os Estados Unidos também criaram um mapa para advertir turistas sobre locais perigosos. Não se sabe por que o Brasil ficou fora da lista, já que o país registra uma das maiores taxas de homicídios por habitantes no mundo. O fato dos crimes contra turistas mais comuns serem furtos e assaltos pode ter contribuído para o país ser classificado como um lugar para "se divertir tomando cuidado com os pertences". Contudo, os recentes acontecimentos mostram que é preciso fazer um levantamento mais profundo da situação dos turistas no Brasil.

Veja abaixo o mapa (com legendas em inglês) feito por autoridades canadenses para advertir turistas:



06 de abril de 2013

Fontes:The Atlantic-The Most Dangerous Countries for Tourists, In Maps

Nenhum comentário:

Postar um comentário