"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sábado, 27 de abril de 2013

SANATÓRIO (OU SANITÁRIO) DA "POLÍTICA" BRASILEIRA

Neurônio sabido

“Meu governo é um governo que foca nas pessoas. O Minha Casa Minha Vida não é importante por conta das paredes. As paredes encerram o que é importante para qualquer governo, que é a vida, o bem estar e a satisfação de cada um dos moradores desses apartamentos”.

Dilma Rousseff, em mais um comício inspirado no Minha Casa Minha Vida, revelando que falta pouco para que o neurônio solitário descubra a diferença entre gente e parede.

O todo e a parte

“Nós vamos concluir a interligação da Bacia de São Francisco, a interligação. Todo o programa de interligação nós vamos concluir uma parte, um trecho, até 2014, terceiro trimestre. O resto nós só conseguimos terminar em 2015. Mas a boa notícia é que para cada um real que nós gastamos da interligação do São Francisco, nós gastamos dois reais, para cada um nós gastamos dois, em quê? Nos sistemas de oferta de água dos estados”.

Dilma Rousseff sem revisão, explicando que a transposição das águas do Rio São Francisco agora se chama interligação do São Francisco, que será concluída totalmente (mas parcialmente) em 2014 e que o melhor da história é que, para cada real enterrado nos canteiros de obras desativados, outros dois são investidos na distribuição do precioso líquido por caminhões-pipa.

Neurônio criativo

“Por exemplo, eu vou dar um exemplo, morreu muita criação. Morreu muita galinha, morreu cabra, morreu boi, morreu criação. Então, nós vamos ter de retomar. Nós vamos criar um programa para retomar a criação. Justamente o bovino, tem de recuperar a criação. A mesma coisa com semente. Nós perdemos todas as sementes. E nós vamos voltar a distribuir”.

Dilma Rousseff, diretamente do Portal do Planalto, avisando que, assim que chover no Nordeste, o governo vai semear bovinos, colher galinhas, criar sementes e plantar cabras.

Neurônio vingativo

“Nós sabemos que o dia em que a seca acabar, vamos supor, vai acabar num determinado mês, ela acaba. O governo federal tem de estar pronto para oferecer as condições para a retomada da produção… O segundo tempo, e aí nós temos de ter, por isso é importante a discussão de vocês. Por isso é importante a sugestão. É para essa questão. Como é que nós vamos retomar. O que é que nós temos”.

Dilma Rousseff, diretamente do Portal do Planalto, tentando explicar que, se sobreviver ao primeiro tempo, o neurônio solitário vai se vingar da seca no segundo.

Acusação gravíssima

“É inviável imaginar que a decisão de 11 ministros do Supremo Tribunal Federal possa substituir as deliberações amplamente pluralizadas do Parlamento”.

Renan Calheiros, ainda em liberdade, acusando o STF de não ser melhor que o pior Congresso de todos os tempos.

Pingos nos is

“Não fosse pela contradição de o PT criticar o governo do qual faz parte, também não faz sentido investir contra uma liderança que tem apoiado desde o início nosso projeto nacional”.

Raimundo Monteiro, presidente do PT maranhense, num didático aviso à praça, explicando a quem ainda finge não ter entendido a história que José Sarney, Lula e Dilma Rousseff são amigos do peito tanto no Maranhão quanto no Brasil, e que ninguém deveria ter dado motivos para que Roseana Sarney procurasse José Dirceu, que falou com Rui Falcão, que ordenou a retirada do ar do comercial em que alguns companheiros criticavam o governo estadual.

Ainda em liberdade

“A decisão constitui uma gravíssima violação da ordem constitucional, porque abala o funcionamento da democracia”.

Renan Calheiros, presidente do Senado, no recurso endereçado ao STF em que contesta a decisão do ministro Gilmar Mendes de suspender a tramitação do projeto de lei que limita a criação de novos partidos, explicando que, para a turma da Casa do Espanto, a democracia é abalada quando o Judiciário invade a esfera do Legislativo e é fortalecida quando o Legislativo invade a esfera do Judiciário com uma emenda constitucional que transforma o Congresso em Supremíssima Corte.

Madre em ação

“Não sei o que o Sarney fez para o PT e para o governo que a dívida não para de crescer. Suspender o programa foi um autoritarismo, um absurdo. Isso quer dizer que o PT do Maranhão não sairá do curral de Sarney nas eleições de 2014″.

Domingos Dutra, deputado federal, sobre o sumiço do comercial do PT maranhense que Roseana Sarney mandou tirar do ar por criticar seu governo, descobrindo só agora que, por decisão de Lula, quem manda no diretório regional do partido é o companheiro conhecido entre investigadores da Polícia Federal como Madre Superiora.

Contrato é contrato

“Sou reconhecido por Dilma, ela me prestigia. Se sair do arco de alianças que tenho aqui com PT, PMDB e PSD, como vou eleger meu candidato ao governo só com o tempo de TV do PSB? Não entendo porque o PSB se lança nessa aventura. Fico numa situação muito incômoda, uma saia-justa. Estou trabalhando para evitar uma ruptura, mas não posso dizer que não passa pela minha cabeça sair ou me licenciar”.

Cid Gomes, avisando que o contrato de aluguel que o incorporou à base alugada vale muito mais que a ficha de inscrição no PSB.

Falta camisa de força (59)

“Eu tenho de pegar essa água e distribuir. De nada adianta… É que nem, é que nem luz elétrica, luz elétrica. Eu produzo a luz, transporto ela… De nada adianta se eu não rebaixar ela e jogar na casa da pessoa. A mesma coisa é um sistema de água. Tem a parte… É que nem um rio. Tem uma parte maior, que é a parte que leva o grosso da água, e depois vai estreitando até chegar na casa da pessoa”.

Dilma Rousseff, num trecho da discurseira publicada sem revisão pelo Portal do Planalto, ensinando que água, energia elétrica e rio são a mesma coisa.

27 de abril de 2013
Augusto Nunes, Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário