"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sábado, 27 de abril de 2013

NOTAS POLÍTICAS DO JORNALISTA HÉLIO FERNANDES

O Ministério Público tem que denunciar o chefe da Casa Civil, e lógico, Sergio Cabral. Felipão garante a segunda Copa perdida pelo Brasil em casa.



O chefe da Casa Civil de Sergio Cabral (naturalmente com autorização dele) afirmou publicamente:

“Estamos entregando todo o estádio do Maracanã (que chama de Mário Filho, denominação oficial, mostra que sabe o que está falando) para utilização pela Fifa”.

Confissão pública pela qual deve ser responsabilizado pelo Ministério Público. Entregou TODO o Maracanã à Fifa, embora o Estado seja proprietário de apenas 94 por cento do Estádio.

E os outros 6 por cento? São propriedade de 5 mil cidadãos, que agora são contabilizados como 4 mil e 968. Ninguém deu procuração ao chefe da Casa Civil para representá-los.

Esse senhor Firchtner é advogado militante, seguindo o pai, que é muito mais conhecido do que gostaria. Esses 5 mil iam sendo prejudicados quando Sinatra veio ao Brasil, fez show no Maracanã. No Panamericano, tiveram seus direitos surripiados. Cesar Maia era o prefeito, o que fazer?

O Ministério Público tem que cumprir seu dever, restabelecer os direitos individuais, denunciar o governador Cabral e o chefe da Casa Civil. Confissão pública deles, que serve de prova para o Ministério Público: entregou ou entregaram à Fifa uma propriedade que não pertencia ao governo ou ao Estado do Rio.

E mais: o chefe da Casa Civil mentiu: “As pessoas compraram as cadeiras do Maracanã SÓ PARA VER a Copa de 50”. Como é que ele sabe?

PS – Por que se chamavam e se chamam de PERPÉTUAS ou CADEIRAS CATIVAS?

PS2 – Como escreveu ontem o jornalista Ricardo Noblat: “Autoridade que MENTE tem que se demitir ou ser demitido”. Ora, Noblat, não vai acontecer nada. Tua matéria é verdadeira, mas em se tratando de Brasil, é ficção.

INFLAÇÃO EXTERNA

Oficialmente o governo do Canadá comunicou: “A inflação, que estava em 1,3%, caiu para 1%. A tendência é se fixar nesse número ou até desacelerar”. Incomparável.

EDUARDO CAMPOS X DILMA

Nas duas últimas semanas, chamou Dilma de “centralizadora”. Não tenho nem quero procuração para defendê-la. Mas ninguém é mais “centralizador” do que ele, nem admite consultar alguém, a não ser que já saiba a resposta.
Em 2010 vetou a candidatura de Ciro Gomes à Presidência. Do mesmo partido (suposta ou nominalmente Socialista), na época disputando a reeleição, nada melhor para Eduardo Campo que ter um candidato a presidente.

O MEDO DA CONCORRÊNCIA

Acontece que Eduardo Campos não quer que alguém cresça dentro do seu partido. Ciro Gomes presidenciável, hipoteticamente poderia vencer, tiraria oito anos do seu tempo, também em hipótese.
Além de “centralizador” provado e comprovado, o governador de Pernambuco se revelou um péssimo analista. Ganhou inimigo para o resto da vida. E inimigo como Ciro Gomes. Campos vai dormir e acordar sempre com medo de represália. Que é o que está acontecendo, e vai piorar.

O TERCEIRO PARTIDO DE LINCOLN

Escolhido candidato pelo Partido Republicano, em 1860, tinha o direito de sozinho indicar o vice. Só que apresentou o governador do Tennessee, o Democrata Andrew Johnson. Questionado, respondeu: “O país precisa de um terceiro partido”. Como governou em guerra durante 4 anos, e um mês depois da reeleição foi assassinado, ficaram apenas ou dois partidos.

THEODORE ROOSEVELT CONSEGUIU

O tio de Franklin, vice de McKinley (que assumiu em março de 1901 e foi assassinado no mesmo ano), ganhou o cargo. Ficou até 1904, reeleito até 1908. Não quis mais. Em 1912, voltou a querer, Democratas e Republicanos já tinham candidatos. Fundou então o terceiro partido. PP, Partido Popular.
Não foi eleito, mas tirou o segundo lugar, ganhando do Republicano, perdendo apenas para Woodrow Wilson, Democrata, que ficou até 1920. Os dois últimos anos, em plena guerra, imóvel e imobilizado, a mulher assinando por ele. (Isso é outra história).

PESSIMISMO DE GERSON, OTiMISMO DE NELSON MOTTA

Uma lei de Lula determinou: deveriam ser pagos 100 mil reais aos craques, craquíssimos da seleção. Depositado na conta. Praticamente todos já receberam, menos Gerson. Todo dia olha a conta, e nada. Por quê?
Quando Nelson Motta escreveu que o futebol do Brasilvem caindo, “o grande pesadelo é a final da Copa contra a Argentina, no Maracanã”. Dorme tranquilo, Nelsinho. A não ser que você esteja dando o furo da demissão do Felipão.

MINEIRÃO TÃO BONITO, SELEÇÃO HORROROSA

O Brasil caminha para perder a segunda Copa do Mundo em casa. Em 1950, tragédia pura, o inimaginável silêncio de 200 mil pessoas. Agora, a derrota anunciada. Com Felipão, queriam o quê? Ele é tão ultrapassado e antigo, que ainda chama publicidade de “reclame”. Como era comum em 1920 ou 30, qualquer publicitário sabe ou se lembra.


PS – Depois de 27 anos como presidente poderoso da Conmebol, Nicolás Leoz ficou com a saúde péssima de um dia para outro. Como por coincidência, pura coincidência, estava sendo investigado pela Fifa, preferiu cuidar da saúde e abandonar os cargos.

PS2 – Os cargos ultrapassavam os ares da América Latina. Leoz tinha a mesma “identidade” executiva de Ricardo Teixeira, pertencia ao mais alto órgão (gangue) do ex da CBF. Mora em Boca Raton, riquíssimo. (Injustiça não aparecer entre 100 da lista financeira da Forbes). 
 
PS3 – Blatter é ético e elegante. Mandou avisar ao seu amigo da Conmebol que o inquérito da ISL terminara, não podia livrá-lo da expulsão, “a não ser que você peça demissão”.

PS4 – Leoz agradeceu, telefonou para Marin (servidor da ditadura e subserviente da CBF), e para Del Nero, que “herdou” a vaga de Teixeira na Fifa. Os dois pegaram o primeiro avião, foram “chorar” junto com Leoz. Del Nero, antes de viajar, telefonou para Blatter: “O presidente da Conmebol vai renunciar, quer que eu esteja lá. Algum problema?”

PS5 – Blatter disse que não, “é até melhor, ficamos sabendo de tudo, sem intermediários”. Que maravilha viver.

PS6 – Na operação que destruiu Dona Rosemary (chefe do Gabinete da Presidência da República em São Paulo, os policiais invadiram a casa de Del Nero, levaram seu computador. Ele explicou correndo: “Tenho uma namorada, desconfiava dela, mandei um detetive segui-la”. Se livrou.

Ps7 – Del Nero quer ser presidente da CBF, agora ou em 2015. Tirar Teixeira para colocar Marin, jogar ao mar esse Marin para Del Nero sair navegando em alto mar, querem tripudiar com todo o povo brasileiro.

PS8 – O Maracanã será reaberto hoje, de forma medíocre, com um jogo (?) entre “amigos” de Bebeto e “amigos” de Ronaldo. Devia recomeçar com um espetáculo verdadeiro, num jogo entre um grande time da Europa e outro do Brasil.

PS9 – Mas examinando bem, essa denominação de “amigos” domina a nova fase do Maracanã. Custou mais de um bilhão, boa parte para AMIGOS. Será entregue a Eike Batista, que executou o plano do leilão da administração, ganhou, é um grande AMIGO.

PS10 – Quem são esses AMIGOS de Bebeto e de Ronaldo, quem vai pagar para vê-los? Na verdade, não é apenas o Maracanã, o Brasil está entregue a uma comunidade de AMIGOS.

27 de abril de 2013
Helio Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário