"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



terça-feira, 18 de junho de 2013

"AS COISAS NÃO ESTÃO TÃO BEM" - DIZ FHC SOBRE PROTESTOS

Ex-presidente diz que fatores como a escalada da inflação afetam diretamente a vida dos brasileiros e provocam “inquietação” na sociedade

 
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso
Fernando Henrique Cardoso. Ex-presidente diz que há um "mal estar" na sociedade (Eduardo Biermann)

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) disse nesta terça-feira que as manifestações populares que, nos últimos dias, tomaram conta das principais capitais brasileiras são um sinal de que “as coisas não estão tão bem” quanto os governos alardeiam. Para o tucano, fatores como a escalada da inflação afetam diretamente a vida dos brasileiros e provocam “inquietação” na sociedade.

“Isso é a democracia. É claro que a partir daí os que são responsáveis, os que estão no governo, que percebam [as inquietações da sociedade]. As coisas não estão tão bem quanto eles pensam. Sempre há coisas para melhorar”, afirmou o ex-presidente na abertura de uma exposição sobre a história do PSDB na Câmara dos Deputados.

Leia também:

Dilma tenta se descolar de protestos e elogia 'grandeza' das manifestações pelo país

“É preciso melhor a vida do povo, é preciso dar melhores condições de educação, de saúde, de perspectiva de futuro ao povo brasileiro. Não se faz nem se assegura a crença na democracia nem se conseguem avanços concretos para o povo se não houver uma direção econômica bem estabelecida, bem feita. O termômetro disso é a inflação. Quando a inflação começa a inquietar, o povo se inquieta porque sente que o que está montado começa a desmoronar”, afirmou.

Para FHC, existe um claro “mal estar” na sociedade motivado pela privação de direitos e benefícios. “O dinheiro já não chega tão bem quanto chegava há pouco tempo. Melhoramos em muitas coisas, mas queremos mais. É um momento de afirmação”, disse.

“Há uma certa descrença nos caminhos políticos. Os partidos que quiserem se recompor com o povo têm que chegar mais perto do povo e sentir qual é a demanda."

Ao lado de FHC, o senador Aécio Neves, presidente nacional do PSDB, disse que as manifestações são uma resposta à “insatisfação latente” da sociedade por melhores serviços, benefícios e políticas públicas.

“Uma questão é clara: o Brasil róseo, festejado na propaganda oficial, Brasil sem miséria, com educação de qualidade, empresas públicas batendo recordes de produção, esse Brasil [...] não existe”, afirmou. “É um sinal claro que o Brasil não precisa cuidar de apenas fazer propaganda, mas cuidar efetivamente dos problemas que afetam a vida das pessoas”, concluiu o tucano, provável adversário da presidente Dilma Rousseff nas eleições de 2014.

18 de junho de 2013
Laryssa Borges, de Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário