"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



terça-feira, 18 de junho de 2013

O QUE ROLA NAS ESQUINAS, NO PAPO DOS BUTECOS, ECOA NOS POSTS DO MASCATE

Da série, verdade absoluta!!!
 
Os fracos idiotas, cérebros lavados e manipulados que votam em um ser vagabundo como o da foto!!!
............................................................................
18 de junho de 2013
omascate


Dilmarionett vaiada em Brasília, perde a pose e fica com cara de C...

 
A cara de bunda da PresidANTA já é conhecida pelos Brasucas da pocilga.
 
Agora, a cara de C... após as vaias, virou o mundo!!!
Mesmo com a tropa de choque dos ratos vermelhos pautando os telejornais para minimizar a situação.
 
O mundo viu que aqui em Banânia nem tudo são flores como pregam os comunistas de merda aliados aos jornaleiros vagabundos.
 
Dilmarionett com Cara de C..., isso não tem preço!!!!
Mesmo com a PTroubrás distribuindo ingressos di grátis para os quadrilheiros vermelhos e simpatizantes associados, a merda agarrou para a "marionett" do Bebum de Garanhuns.

E tome vaia, e depois não vá  falar em seus comícios que aqueles que não apoiam o governo são terroristas. 

Em outras palavras, ela levou uma "caxirolada" no "fuleco".
 
18 de junho de 2013
omascate
 
NOTA AO PÉ DO TEXTO
 
Gregório de Matos
Sem perdão! Como nos filmes de faroeste, omascate saca o 'tresoitão' e manda bala. Sai da frente que o homem é fera! Escancara mesmo, sem dó nem piedade. Imagino que já esteja cansado de carregar o saco cheio dessa política rastaquera, que pula de galho em galho, buscando sempre o melhor lugar à sombra, para continuar espoliando esse pobre país de ninguém...
 
É desabrido, não diria irreverente, porque a irreverência carrega um certo sentido de comedimento, o que não é o caso do mascate, mas posso dizer que brande com escárnio a espada da crítica.
 
Vai no miolo, e seus textos me remetem para aquela típica situação de mesa de bar, o lugar mais democrático do mundo, onde a cidadania deita e rola, e ninguém - que está devendo, naturalmente - consegue escapar sem vários buracos de bala.
Admiro a coragem d'omascate, quando passa, pelo linguajar popular, a sua insatisfação com a perda de dez anos de 'desgoverno', que acabou desembocando no mensalão e em dezenas de denúncias graves de improbidade e corrupção. Muito melhor do que o silêncio...
Não mede o tamanho das ofensas, merecidas ou não,  que derrama em cima das 'cabeças coroadas' pela ignorância e desinformação.

Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Se é apropriada ou não a linguagem do texto, ou de mau gosto, uma livre opção do autor ( linguagem que nos dias de hoje frequenta não apenas os jovens, mas a sociedade de um modo geral, mesmo os "mais bem educados" círculos, uma vez que o tabu linguageiro dos tempos idos perdeu a força da obscenidade que lhe assinalava como 'calão' ), mostra que a democracia chegou a fala e as expressões, tirando-lhes a maldade e convertendo-as em fortes interjetivas, hoje corriqueiras.

Não obstante, e apesar dos falantes que inundam as redes sociais e os blogs, algumas sensibilidades mostram-se constrangidas e até mesmo desacatadas pela "linguagem vulgar"
de alguns blogueiros, inclusive a d'omascate. Mas cabe validar a essência do texto...
Paciência, né? A irreverência, o escárnio, o destempero de um Bocage, ou de um Gregório de Matos, no mais lídimo português, também sofreu censuras à sua época.
E por que não um Carlos Drummond com seus poemas eróticos? Ou só vale a materialidade dos vocábulos e as lúbricas intenções ficam perdoadas? E o cinema brasileiro, quase sempre eivado em seus diálogos com expressões "chulas (assim consideradas pelos mais preconceituosos)?
 
Para tratar das coisas públicas da 'pocilga', tem que ser mal-educado - no bom sentido - e falar o idioma das ruas, se essa for a opção do autor.
Quem sabe se não seria a melhor forma de entender-se a sacanagem que rola pelaí?
m.americo
 

2 comentários:

  1. Seu vocabulário absurdamente desrespeitoso e cheio de palavrões destrói qualquer tipo de argumento e informação que você queria externar. Vergonha, viu. Isso não é ter coragem, amigo.

    ResponderExcluir
  2. Como vai Raissa.
    Achei pertinente a sua crítica, pois ela indicou a necessidade de complementar as observações feitas em NOTA AO PÉ DO TEXTO. Ressalvo apenas que o post não é de minha autoria. O adendo feito, que você certamente saberá reconhecer, fica como resposta a sua indignação.
    No mais, continuo a considerar o blogueiro OMASCATE, merecedor do meu respeito, mesmo com a sua linguagem crua e desabrida, o que em nada desmerece a argúcia de suas observações políticas.
    Obrigado pela sua participação.

    ResponderExcluir