"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quarta-feira, 19 de junho de 2013

GRUPO APROVEITA ATO E SAQUEIA LOJAS E BANCOS NO CENTRO DE SP. 13 SÃO DETIDOS

 
  • Gabriela Biló/Futura Press
    Vândalos invadem loja do McDonald's e provoca destruição durante protesto no centro de São Paulo Vândalos invadem loja do McDonald's e provoca destruição durante protesto no centro de São Paulo
Um grupo de manifestantes saqueou estabelecimentos comerciais na região central de São Paulo na noite desta terça-feira (18) durante o sexto ato contra o aumento da tarifa de ônibus na capital paulista.
Oito pessoas foram detidas, segundo a Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo. A reportagem do UOL confirmou com a PM que ao menos mais cinco também foram detidos, mas este número é maior.
 
Ao menos três dos detidos eram moradores de rua, conforme informou uma equipe da PM que trabalhava na região no momento dos saques. As pessoas foram pegas com microondas, televisores, brinquedos, bicicletas, roupas e dois coletes à prova de balas.
 
Os manifestantes invadiram e depredaram duas agências do Itaú e outra da Caixa Econômica e chegaram a levar com eles teclados e computadores. A invasão também aconteceu nas lojas Marisa, Americanas, Pernambucanas e Claro.
A reportagem do UOL presenciou pessoas com eletrodomésticos, videogames e até televisores de LED. É a primeira vez que saques são registrados na onda de protestos pela redução das tarifas de transporte coletivo em São Paulo. Antes desta terça, houve outros cinco dias de protestos.

Protestos contra o aumento da tarifa do transporte coletivo200 fotos

18.jun.2013 - Carros da Força Tática, da Polícia Militar, se posicionam no largo São Francisco, na região central de São Paulo (SP), quase três horas depois dos primeiros casos vandalismo que envolvem manifestantes em mais uma noite de protesto na cidade Janaína Garcia/UOL
 
Praticamente todas as lojas da rua Direita, na região da Sé, foram saqueadas pelos vândalos, que mais cedo tentaram invadir o prédio da Prefeitura de São Paulo. Pessoas que passavam pelo local também aproveitaram para se beneficiar dos saques. O centro de São Paulo se transformou em um cenário de destruição.
 
Um número reduzido de policiais iniciou a ação contra os participantes, mas, por volta das 21h10, a Tropa de Choque chegou para reforçar a segurança e usou bombas de efeito moral e gás lacrimogêneo, mas não impediu que os vândalos continuassem a agir.
 
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública informou que os "poucos episódios de depredação registrados nas manifestações são fatos isolados, provocados por uma pequena minoria" e garantiu que "os responsáveis estão sendo monitorados e serão investigados".
 
A pedido da prefeitura, a PM, segundo a SSP, havia posicionado uma equipe da Força Tática no interior do prédio, mas avaliou que intervir em meio à multidão poderia prejudicar parte da maioria pacífica de manifestantes.
 
Paralelamente ao ato de vandalismo de uma minoria, um grupo maior participava de passeata pacífica na avenida Paulista, que ocupava desde a rua da Consolação até a Brigadeiro Luis Antonio.

Resumo dos protestos dia-a-dia

 
 
19 de junho de 2013
Guilherme Balza e Janaina Garcia
Do UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário