"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quarta-feira, 19 de junho de 2013

NÃO HÁ PÁTRIA DE CHUTEIRAS

           
          Artigos - Governo do PT        

sponholzdilmavaiaVaias para Dilma e Blatter, para constrangimento dos puxa-sacos da Globo, da tribuna, e do governo.
O momento não é bom para testar popularidade de governantes.
 
O povo anda enraivecido, e nem sabe por quê. Há algo errado, profundamente errado e injusto no país. As pessoas estão se exasperando.
O clima é ruim para entendimento. Mas quem sofre mais nesses momentos são os hipócritas que se vêem frustrados.
 
Por isso vale a pena ver momentos como esses em que a Globo lidera o movimento da “pátria de chuteiras”, perigar se transformar em um enorme fiasco. A frase roubada a Nelson Rodrigues, a frase que ele, se estivesse vivo, não usaria para o Brasil dos tempos de hoje, está fora de contexto. Não há pátria alguma em chuteiras.
 
Que pátria em chuteiras? A FIFA globalizada e globalizante? Todos vimos e ouvimos o presidente dessa ONG desonesta ousar cobrar respeito e fair-play do povo brasileiro. Ele sabe onde está e com quem está. Na Inglaterra ele sairia preso do estádio. Aqui ele apenas foi vaiado.
 
Dilma não sai às ruas sem antes a polícia do Estado isolar quarteirões inteiros; Lula já não saia e não sai hoje às ruas – prefere lugares alugados aos cupinchas.
Então, de onde vêm os indicadores do IBOPE que dão a Dilma números que não ressoam as vaias que ouvimos?
Por que o IBOPE não sai às ruas amanhã em todo o país, aliás, como fazem os institutos de pesquisa americanos?
Lá, quando qualquer fato histórico, com repercussão nacional e internacional acontece, eles saem às ruas para ouvir o povo. Aqui não.
 
Mas o constrangimento, o desagrado, o medo da perda da popularidade não ficam por aqui – a Copa das Confederações apenas começou; a chapa ainda não esquentou por completo. Fica por enquanto a sensação que tudo seria muito pior se a seleção perdesse.
É por isso que eu insisto em secar esse plano promocional, típico de organizações espertalhonas que lucram com a vaidade de políticos desonestos. Foi assim na África do Sul, na última Copa do Mundo, onde os estádios milionários já estão sendo demolidos por absoluta falta de uso. 
 
Por falar em dinheiro, e porque estamos a falar de ladrões, está na hora de investigar essa história mal contada de ingressos vendidos e não retirados. Vendidos para quem? Com esses preços? Comprado por quem? Há cheiro de dinheiro público, como tudo que esses ladrões petistas fazem, nestas “não retiradas" de ingressos.
Havia muitos espaços vazios no estádio. 
Fiquemos de olho. Há um clima ruim para este governo no ar. Eles estão ficando encurralados. Não me espantaria se amanhã ou depois a Bolsa-Família não subisse de valor.

* * *

E o que disse o ‘Sala de Redação’ sobre a vaia à Dilma?


Foi lamentável a manifestação de apoio dado a Dilma Ruimsseff no programa Sala de Redação de hoje. David Coimbra, Kenny Braga e Paulo Santana se disseram contrários e incomodados pelos “maus modos” e a “falta de educação do povo” que vaiou a presidente. É assim que eles raciocinam e racionalizam a derrota moral acachapante produzida por uma vaia de 65 mil pessoas contra a terrorista aposentada Dilma Ruimssef.
Isso, partindo da RBS, não é nenhuma novidade, mas o que espanta é a tentativa de se colocar contra o povo brasileiro quando este teve uma rara oportunidade de se manifestar. Um povo que 99% do seu tempo é enganado por jornalistas que amam ditaduras cubanas, comunistas, fascistas e caudilhescas.
Jornalistas de um veículo que se rasgou na campanha por Tarso Genro e insistentemente faz a apologia de métodos comuno-fascistas de representação política e administração pública assistencialista, e que apóiam e divulgam agendas dissolutivas à família brasileira, não podem alegar “maus modos à mesa” do povo brasileiro.
Essa é a famosa “esquerda caviar" – que adora Cuba, mas passa férias em Miami – e que a sociologia política chama de socialismo fabiano.
Eles formam a opinião do "povo em chuteiras", coonestando a campanha financeira-oportunista da Rede Goebbels de Televisão que quer reduzir a golpes de propaganda enganosa o povo brasileiro a uma imensa arquibancada de futebol.
Pois a arquibancada vaiou a presidente-terrorista aliada da FIFA na sua missão de enriquecer cartolas odiosos ao povo e, que se estivesse bem informado, desprezaria esses bajuladores de arenas onde gravitam interesses e as sujeiras do futebol.

Lamentável que o Rio Grande do Sul tenha se apequenado pela lavagem cerebral de gente como essa!
19 de junho de 2013
Carlos Reis é médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário