"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quarta-feira, 19 de junho de 2013

SANATÓRIO (OU SANITÁRIO) DA "POLÍTICA" BRASILEIRA

Cadeia resolve


“Eu sou o povo, eu decido quem pode participar”.

Renato Santos, militante do Partido da Causa Operária, vulgo PCO, ao explicar por que impediu o jornalista Caco Barcellos de cobrir as manifestações desta segunda-feira, confessando que desde criancinha ouve vozes estranhas que o chamam de Povo.

Dupla personalidade

“Como cidadão, acho que quem deveria financiar o transporte público é o transporte individual”.

Fernando Haddad, informando que o prefeito Fernando Haddad acha errado o que o cidadão Fernando Haddad acha certo.

Sabujice é incurável

“As respostas foram completas e Vossa Excelência aqui manifesta um procedimento e boas atitudes. As respostas foram precisas e mostram os seus valores”.

Eduardo Suplicy, integrantes da Comissão de Fiscalização e Controle do Senado, nesta terça-feira, depois de fingir que interrogava o companheiro Gilberto Carvalho, articulador da tentativa de sabotagem das investigações sobre a ex-segunda dama Rosemary Noronha, confirmando que sabujice não tem cura.

Neurônio vingativo

“O Brasil hoje acordou mais forte. A grandeza das manifestações de ontem comprovam (sic) a energia da nossa democracia, a força da voz da rua e o civismo da nossa população”.

Dilma Rousseff, nesta terça-feira, no lançamento de um certo Marco Regulatório da Mineração, vingando-se da vaia de sábado e dos manifestantes que criticaram o governo na segunda-feira com um soco na verdade e um pontapé no português.

Amorim & Patriota

“Eu queria dizer a todos vocês: o Brasil conta, e conta muito, com cada um de vocês. A partir de hoje vocês entram e trilharão um caminho. Nesse caminho, vocês serão os Celso Amorim e os Patriotas do futuro, vocês serão responsáveis, nos próximos 20, 30, 40 anos, pela política externa brasileira”

Dilma Rousseff, durante formatura da turma 2011/2013 do Instituto Rio Branco, ameaçando os novos diplomatas com uma impossibilidade: quem é Celso Amorim não pode ser patriota e vice-versa.

Porteiro de cabaré

“Nunca tive conhecimento de outras atividades de Rose porque não havia prestação de contas sobre esse episódio”.

Gilberto Carvalho, secretário-geral da Presidência e caixa preta do PT, nesta terça-feira, no encontro de comparsas em que se transformou seu depoimento na  Comissão de Fiscalização e Controle do Senado, jurando que nunca soube o que Rosemary Noronha fazia quando não estava com Lula.

Minha bola, minha vida

“O futebol é mais forte que a insatisfação das pessoas. Eu disse a Dilma e Aldo que temos confiança neles. Uma vez que a bola rolar, as pessoas vão entender e isso vai acabar”.

Joseph Blatter, presidente da Fifa e doutor em Brasil, depois de trocar ideias com a presidente Dilma Rousseff ecvo o ministro Aldo Rebello, garantindo que a melhor maneira de acabar com os atos de protesto é distribuir bolas de futebol entre os manifestantes.

Coragem é isso

“Estou seguro, se bem conheço o prefeito Fernando Haddad, que ele é um homem de negociação”.

Lula, sobre os protestos contra o aumento das tarifas do transporte público em São Paulo, jogando corajosamente a bola no pé do poste que instalou na prefeitura de São Paulo.

Neurônio grogue

“É bom ver tantos jovens e adultos, o neto, o pai e o avô, juntos com a bandeira do Brasil, cantando o Hino Nacional e dizendo com orgulho ‘sou brasileiro’ e defendendo um país melhor”.

Dilma Rousseff, sobre as manifestações desta segunda-feira, revelando que continua grogue com a vaia do sábado.

Negociante apavorado

“Se tirar a Copa do Brasil vão devolver o dinheiro gasto? Ficaremos sem Copa e com os estádios? É essa a idéia inteligente?”

José de Abreu, canastrão de novela, sobre as manifestações contra a Copa da Ladroagem, apavorado com a ideia de perder sua parte no grande negócio.

19 de junho de 2013
in Augusto Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário