"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quarta-feira, 19 de junho de 2013

NOTAS POLÍTICAS DO JORNALISTA JORGE SERRÃO

Dilma só se assusta com passeatas, enquanto Dólar sobe, e Lula já admite trocar Mantega por Meirelles
 
Perguntinha que não quer calar: Por que a Presidenta Dilma Rousseff perdeu ontem, tanto tempo, em reuniões fechadas em um hotel paulista com o ex-Presidente Lula da Silva, seu marketeiro João Santana, e os ministros Gilberto Carvalho e Aloísio Mercadante, para tratar do tema “passeatas e protestos fora de controle e sem liderança política concreta”, em vez de concentrar atenção em assunto mais fundamental para o País, como a alta persistente do Dólar, que vai gerar inflação e ferrar todos os brasileiros?

A resposta é bem simples: os petistas só se importam com aquilo que pode representar um risco imediato de desgaste para uma futura perda de poder. Eles só esquecem que o pirão econômico desandando tem o mesmo efeito dos protestos sem fim e causa.
A irresponsabilidade do governo com a questão econômica ficou ainda mais clara e evidente com a estranha sinceridade do presidente do Banco Central do Brasil, Alexandre Tombini, que admitiu no Senado que a cotação do Dólar em relação ao Real continuará subindo.

Tombini alertou para “momentos difíceis e trepidações” que o mercado de câmbio sofrerá. O BC do B já está pronto para fazer novas intervenções na vã tentativa de segurar o Dólar – mais tenso que a garotada das passeatas.
Só ontem, foram duas intervenções. Assim, a economia brasileira permanecerá refém da alta da moeda fabricada e controlada pela Oligarquia Financeira Transnacional - dona do Banco Central privado dos EUA, o Federal Reserve. 

O Dólar não sai às ruas para protestar contra tudo de errado que acontece no Brasil, mas fará grandes estragos se continuar se valorizando. Tirando os exportadores (que ganham com as subidas), o resto todo mundo se dana.
Desgraça maior para empresas com dívidas em moeda estrangeira.

Tragédia enorme para a Petrobrás – que aumenta seu rombo de caixa com a importação mais cara de combustíveis, sem que o acionista majoritário (governo) autorize um reajuste dos combustíveis (para segurar o aumento do custo de vida e da inflação). Indústrias que dependem de insumos importados também gastam mais, e tendem a repassar sua maior despesa para os preços.

Depois da declaração do presidente do BC do B na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, ninguém duvida que o Dólar pode chegar, facilmente, aos R$ 2,20 – ou até acima disto.
Diante das incertezas econômicas, o mercado volta a especular politicamente com um eventual retorno do ex-Presidente do BC do B, Henrique Meirelles, ao governo.
Meirelles iria para o lugar do ministro Guido Mantega – que já cansou de pedir para sair da Fazenda. Dilma até gostaria de atender o desejo do apadrinhado de Lula, mas isto seria admitir que algo não vai bem na economia.   

A verdade é que a especulação na economia assusta mais a turma da Dilma Rousseff que a onda de passeatas ainda inorgânicas, sem um foco específico, apesar do aparelhamento político-ideológico inicial.
O problema é que o governo, por motivos políticos, não pode passar um mínimo recibo de probleminhas ou fracassos. O que fica mais difícil a cada dia é a pirotecnia para esconder que a situação só vai bem na propaganda oficial.

Por enquanto, o ente mercado e sua bolsa de valores ainda não são diretamente afetados pela onda crescente de protestos nas ruas dos grandes centros urbanos (com episódios pontuais de radicalização e violência banal bem programada, como anteontem no Rio de Janeiro e ontem em São Paulo. Mas na hora em que o “Inverno Brasileiro” começar a mexer com os ânimos e expectativas mercadológicas – focando em problemas econômicos bem concretos, como a alta absurda do custo de vida e dos impostos que inviabilizam o Brasil, aí sim o bicho vai começar a pegar.



FIFA PT DA VIDA COM A MOCINHA



A charmosa Carla Dauden esculhamba o Brasil em um vídeo que virou febre no YouTube.

Ela demonstra conhecer melhor o Brasil do que muito jovem que agora anda protestando nas ruas contra tudo e todos...

Em outro planeta?

De Joseph Blatter. Chefão da FIFA, analisando a conjuntura de protestos – inclusive contra a Copa das Confederações e a Copa do Mundo de 2014:

“Temos uma competição muito boa e estou seguro de que as manifestações vão se acalmar. O Brasil é um país que preza pela liberdade. Eu posso entender que as pessoas não estão felizes. Mas o futebol está aqui para unir as pessoas. O futebol está aqui para construir pontes, para trazer emoções, para trazer esperança. O Brasil nos pediu para sediar a Copa do Mundo. Nós não impusemos a Copa do Mundo ao Brasil. É evidente que foi preciso construir estádios, que não são a única coisa de uma Copa do Mundo: há estradas, hotéis, aeroportos e muita coisa que são itens que ficam como legado”.

Pois é exatamente o desejado legado, em estradas, hotéis, e aeroportos que não saíram e nem devem sair do papel ou melhorar suas condições depois das dispendiosas competições de bola no Brasil – que darão muito lucro para a FIFA e seus parceiros...

Virando de costas

Protesto programado a pedido das redes sociais para o começo do jogo entre Brasil e México, às 16 horas, no Castelão, em Fortaleza.

Assim que começar a tocar o Hino Nacional Brasileiro, todos devem ficar de pé na arquibancada, porém de costas para o campo e para a seleção.

Torcedores-manifestantes também prometem o protesto “Mais pão, menos circo” antes do jogo pela Copa das Confederações.

Fora, Dilma

Já começa a circular, nervosamente, nas redes sociais, o pedido de assinatura para um impeachment da Presidenta Dilma Rousseff.

Vai dar em nada – como de costume -, mas se tiver muitas assinaturas vai aumentar o desgaste político do desgoverno petralha:


Greve Geral?
 
 
A campanha acima também circula a todo vapor no Facebook – o que comprova a tese do professor Fabrizio Albuja de que o Mark Zurkerberg inventou mesmo um jeitinho eficaz de ferrar com a petralhada...

Promete julgar?

O jovem ministro José Antônio Dias Toffoli prometeu ontem julgar o recurso apresentado pelo PT contra a decisão do Tribunal Superior Eleitoral de aprovar com ressalvas as contas do partido no distante ano de 2003.
 
Toffoli só não disse quando vai cuidar do caso, alegando que tem muitos outros processos na frente deste do PT...

Toffoli deveria ser impedido de avaliar tal caso por vários motivos, principalmente por ter sido advogado eleitoral do PT na época da bronca com as contas irregulares do mensalão e, pior ou tão grave ainda, por ter julgado a Ação Penal 470 no Supremo – que sacramentou a ilegalidade criminosa nas contas do PT.
 
Já planejaram a Rota de Fuga?

 
Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus.

19 de junho de 2013Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor.
Alerta Total

Nenhum comentário:

Postar um comentário