"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



terça-feira, 11 de junho de 2013

KATIA ABREU CHAMA CARDOSO DE OMISSO NA QUESTÃO INDÍGENA.

E responsabiliza o ministério da Justiça pelo risco de uma guerra civil no país.

 Mundurukus flecham as carpas do Ministério da Justiça

Trecho do discurso da senadora Kátia Abreu (PSD-TO) no plenário do Senado, hoje à tarde:

Quero conclamar o Sr. Ministro da Justiça, Sr. Eduardo Omisso Cardozo, a cumprir a determinação da Casa Civil, que já pediu a suspensão das demarcações em Mato Grosso do Sul, e ele ainda se nega, depois das mortes, da violência, da queimação de casas, de máquinas e implementos, ele ainda se recusa a cumprir o pedido e a determinação da Casa Civil. Já foi suspenso no Rio Grande do Sul. Já foi suspenso em Santa Catarina. Já foi suspenso no Paraná. É terrível o sofrimento que viveram aqueles produtores! E o Senador pelo Paraná, que esteve aqui há pouco, nem sequer comentou o sofrimento dos paranaenses com as invasões indígenas.

Eu exijo, Sr. Eduardo Cardozo, que, antes do dia 14, eu lhe imploro que, antes do dia 14, o senhor tome as providências porque nós não vamos dar conta de segurar o movimento. As pessoas estão indignadas e revoltadas e não sabem para onde ir.

São dezenas de fazendas sem reintegração de posse, invadidas por índios dentro das suas casas, usurpando do direito das pessoas. E, ainda por cima, a AGU e a própria Funai solicitam à Justiça Federal que suspenda a reintegração de posse. E a Justiça Federal resolve atender a AGU, resolve atender a Funai.

Onde estava a AGU, Sr. Ministro Adams, onde estava o Sr. Ministro Eduardo Cardoso, da Justiça, no dia em que desapropriaram Suiá-Missu, no Mato Grosso, onde 8 mil pessoas brasileiras não índias foram colocadas na estrada, de forma desolada, agressiva, sem perspectiva, e estão morando até hoje debaixo de lona?!

Não apareceu o Ministério Público para pedir a suspensão! Não apareceu o Sr. Eduardo Cardoso pedindo a suspensão! O senhor não é Ministro da Justiça indígena. O senhor é Ministro da Justiça de todos os brasileiros. Cumpra com sua obrigação, porque o senhor recebe salário do povo, salário público para ser imparcial, para promover a ordem e a justiça no País.
 
11 de junho de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário