"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



terça-feira, 30 de julho de 2013

CABRAL AFIRMA QUE FICOU HUMILDE APÓS VISITA DE FRANCISCO

'Não sou ditador e quero dialogar', diz Cabral

Governador reconhece que faltou 'humildade' nas negociações com manifestantes e anuncia pacote de bondades

Com a voz embargada, ele faz apelo a jovens que protestam na frente de sua casa: 'Tenho crianças pequenas"
DO RIO

Após quase dois meses de manifestações contra o seu governo que resultaram na queda de sua popularidade, o governador Sérgio Cabral (PMDB-RJ) mudou sua conduta ontem, em entrevista convocada para anunciar recuo em medidas antipopulares.

O peemedebista desistiu de demolir o parque aquático no entorno do Maracanã e já acena com a possibilidade de o Museu do Índio virar espaço para atividades indígenas.

Disse também que quer dialogar com os manifestantes que vêm ocupando a rua onde mora no Leblon e mandou retirar as grades que cercavam o Palácio Guanabara, sede do governo e palco de embates violentos entre ativistas e policiais.

Com a voz embargada, o governador fez um apelo aos jovens.

"Tenho crianças pequenas, queria fazer um apelo para os manifestantes, estou totalmente aberto ao diálogo, não sou um ditador", disse ao lado do candidato à sua sucessão, o vice-governador, Luiz Fernando de Souza, o Pezão, e o secretário da Casa Civil, Régis Fichtner.

Ele afirmou que desde a denúncia sobre o uso de helicópteros por ele e sua família para ir à sua casa de veraneio em Mangaratiba, na Costa Verde, só utiliza o transporte para assuntos do trabalho.

Segundo ele, a não utilização dos helicópteros por sua família se manterá pelo menos até a conclusão de protocolo da Casa Civil para normatizar o uso das aeronaves por membros do governo.

"Eu dei uma resposta mal dada sobre isso, dei uma resposta horrível, mas a primeira coisa que eu fiz foi começar a vir de carro."

Cabral disse que o fato de ter sido o deputado mais votado e o governador reeleito com o maior percentual de votos talvez tenha sido a causa de seu comportamento autoritário. "Estava me faltando humildade e autocrítica", reforçou o governador.

INSPIRAÇÃO
 
Questionado sobre se a vista do papa Francisco influenciara a mudança de comportamento, voltou a fazer mea-culpa:

"Eu estava precisando mesmo de uma dose de humildade, eu errei por não ouvir".
"Aprendi com a vinda do papa, a ouvir os outros lados, estou aberto a ouvir."

Cabral deu resposta a todas as perguntas, sempre olhando para os jornalistas e, ao contrário do que vinha fazendo, esperou as perguntas acabarem antes de ir embora.

30 de julho de 2013
DENISE LUNA - Folha de São Paulo

NOTA AO PÉ DO TEXTO

Registramos assim o segundo milagre do Papa Francisco: o primeiro, fazer o brasileiro gostar de um argentino; e o segundo milagre, tornar humilde o arrogante 'guardanapo'.
Podemos assim, confirmar a santidade de Francisco, só não esperávamos que fizesse milagres tão rapidamente...
Mas o segundo milagre, deve ser olhado com muito cuidado. Converteu-se à humildade pela pregação papal, ou foi por que o 'pau troou', tirando o sono dos 'meninos' com a zoada da rua, e o seu sonho de adentrar na casa do senado, localizada na 'casa do espanto'.?
Há que se investigar com muito cuidado, pois canonização é coisa séria, e muito mais séria quando o testemunho do milagre pode vir lá das bandas do 'guardanapo'. Tudo se pode esperar.
Sei que Francisco não está nem aí para a sua canonização. Sua humildade é tanta, e tantas vezes demonstrada ao vivo e a cores, que já é Santo pela própria Graça.
Já o 'guardanapo' Cabral... Sabe-se lá o que pretende com esse 'mea culpa'. Afinal, teria que ser um verdadeiro santo, pois humildade para quem amealhou em 22 anos de vida pública, uma fortuna de US$ 45 milhões, não estaria bem entre algumas 'virtudes' indispensáveis para tão brilhante feito.
Agora só falta, ainda por um gesto de humildade declarada, declarar a origem honesta de tal fortuna, já que a sua origem social, esta sim, de humilde classe média, a um milionário dolarizado, causa espécie e inveja até aos menos ambiciosos.
Quem sabe então, acreditaríamos em sua sinceridade, e a zoeira à porta de sua mansão suspensa, fora a outra, lá de Mangaratiba, cessaria, trazendo o silêncio necessário às suas orações, e ao sono dos `meninos`?...
m.americo

Nenhum comentário:

Postar um comentário