"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



terça-feira, 30 de julho de 2013

O GOL DE ROMÁRIO. (VALE A PENA LER DE NOVO)

Na terça-feira passada (16/7), Romário entrou em campo. Usava, se me permitem a pobreza da imagem, não as sandálias da humildade e da timidez, mas as chuteiras do artilheiro. E fez um gol de placa.

Denunciou ao plenário da Câmara um fato que muitos de seus colegas certamente ignoravam. E uns tantos outros fingiam ignorar — o que não é raro no mundo político. Por interesse direto, ou por contar que seus colegas façam o mesmo, quando for do seu interesse.
 
Romário simplesmente contou um episódio triste do mundo do futebol profissional. Aqui vai: no último dia 9, ocorreu em Brasília um jantar no qual o presidente da Confederação Brasileira de Futebol, José Maria Marin, foi recebido por um grupo de mais ou menos 25 deputados e senadores, para discutir um assunto que caridosamente podemos definir como cabeludo.
 
Ignoro, lamentavelmente, seus nomes e partidos. A opinião pública merecia conhecê-los.
 
Acontece, e a gente não sabia, que o Ministério do Esporte está preparando uma medida provisória que concederá anistia a dívidas de clubes de futebol do país inteiro, no valor de mais ou menos R$ 3 bilhões. É a soma do que devem ao INSS, ao Imposto de Renda e ao Fundo de Garantia — que eles simplesmente, ousadamente, não pagaram nos últimos 20 anos.
 
É um dinheirão, que se explica pela soma dos juros ao longo desse tempão. Provavelmente, é o maior escândalo na história da cartolagem do esporte profissional brasileiro.
 
A anistia, segundo o nosso craque — que agiu com coragem e sem nada ganhar com isso, a não ser o ódio dos mandachuvas do esporte que é a paixão do povo brasileiro — está sendo preparada pelo Ministério do Esporte.
 
Em seu discurso-denúncia, Romário não revelou o que ficou acertado no jantar que reuniu o presidente da CBF e parlamentares. Ninguém falou em pagamento: discutiu-se apenas o encaminhamento da anistia.
 
É uma vergonha, como poucas as que temos conhecido na vida pública brasileira. E também, vale a pena repetir, um gol de placa do nosso artilheiro.
 
30 de julho de 2013
Garcia
 
COMENTO:  é a segunda cagada do ministro Aldo Rebelo nesta semana. 
A primeira foi a notícia do seu passeio familiar em Cuba nas asas da FAB. Agora essa canalhice sem tamanho! Deve-se recordar que desde a sua criação, em 2003, o ministério dos esportes está nas mãos do PCdoB e não foram poucas as denúncias de patifarias em seu âmbito. Desde as denúncias de mau uso dos convênios do programa Segundo Tempo sob a gestão de Agnelo Queiroz — caso em que um dos principais envolvidos, um Soldado da PM/DF suspeito até mesmo de homicídio, foi promovido a Cabo e recentemente "aposentado", depois de invadir o Palácio do Buriti, agredir funcionárias, despejar boa quantia de dinheiro na mesa de um secretário do governo e ameaçado "abrir a boca" — até as estrepolias do "ministro da tapioca", quando houve a denuncia nunca apurada a sério sobre as canalhices com os Cartões Corporativos. Tirando as calhordices desse tipo, até os presentes dias não se vislumbra serventia alguma desse cabide de empregos da cumpanherada. E a "grande imprensa", comprada com as verbas de propaganda governamentais, quieta como guri cagado! Nenhum grande "repórter investigativo" se anima a mexer nesse bolo fecal!
 
movcc


Nenhum comentário:

Postar um comentário