"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



terça-feira, 30 de julho de 2013

PROTESTOS, ONTEM E HOJE - EM IMAGENS


A evolução da consciência política do brasileiro no decorrer dos anos...

 
 
Brasil, 1968
 
 
 
Brasil, 1984
 
 
Brasil, 1992
 
 
 
Brasil, 2013
 
NOTA AO PÉ DO TEXTO
 
Há uma ponta de má-fé no sequência das imagens. Brasil 2013 mostra o cartaz de um infiltrado, com toda a certeza, com a clara intenção de desmoralizar a manifestação.
Não é a verdade. E o blog que postou a sucessão de imagens, como demonstração da evolução da consciência política do brasileiro, mente, subverte a verdade, mistifica a serviço de outros interesses o que de fato se propôs a manifestação.
Por que optar pelo menos verdadeiro cartaz, quando havia centenas de outros engajados politicamente no descontentamento com partidos, com a corrupção, com os políticos, com o atual estado das políticas públicas no Brasil?
Por que não colocar esta imagem na legenda Brasil 2013:

Diante do bloqueio feito por soldados do Batalhão de Choque da Polícia Militar (PM) em todas as vias que dão acesso ao Estádio do Maracanã.

Será que alguém acreditaria que um cartaz tão imbecil como o exibido, seria capaz de desencadear uma manifestação do porte da que aconteceu?
É uma tentativa muito ingênua de tentar descaracterizar um movimento que cobra do governo mais honestidade, fim da corrupção, cadeia para os mensaleiros,
melhor destino dos absurdos impostos arrecadados, hospitais, educação de qualidade...
Que o blog do contra procure outros meios para melhor servir aos interesses obscuros que tentam mistificar o genuíno cansaço do povo brasileiro com toda essa esbórnia!
m.americo

Nenhum comentário:

Postar um comentário