"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



terça-feira, 30 de julho de 2013

EMPREITEIRAS PRESSIONAM GOVERNO POR CONCESSÃO DE RODOVIAS

            
Os empresários pressionam e o governo federal pretende realizar até Dezembro o leilão de concessão de duas rodovias que tendem a render dividendos bilionários para quem ganhar a concorrência.

Os trechos são considerados potes de ouro pelo alto movimento de cargas e estão na mira das empreiteiras que já têm obras da União, conhecidas doadoras de campanhas. Os leilões da BR 040, trecho Juiz de Fora-Brasília, e da BR-116, Rio-Bahia, foram suspensos no início do ano para ajustes nos editais.

A decisão foi do diretor interino da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Bastos, a pedido da Empresa de Planejamento e Logística (EPL).

Um dos motivos da EPL para a suspensão é ‘atualização econômica financeira’, para incluir novas sugestões. Em suma, o governo percebeu que pode cobrar bem mais.

A rota Rio-Brasília é canal de escoamento da produção da indústria paulista para o Centro-Oeste. E pela Rio-Bahia, sobem as cargas distribuídas para todo o Nordeste.

30 de julho de 2013
Leandro,
Coluna Esplanada

Nenhum comentário:

Postar um comentário