"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quarta-feira, 31 de julho de 2013

EM MENSAGEM DE PAZ, PAPA FRANCISCO ATACA CULTURA ASSISTENCIALISTA

Francisco denunciará a cultura do desperdício em mensagem no 1º de janeiro de 2014
 
No aeroporto de Roma, papa Francisco se prepara para embarcar rumo ao Rio
 
No aeroporto de Roma, papa Francisco se prepara para embarcar rumo ao Rio - Alberto Pizzoli/AFP

O papa Francisco escolheu o tema fraternidade para sua primeira mensagem de paz, que será publicada em primeiro de janeiro de 2014. No mesmo discurso, o pontífice atacará o que caracteriza como a "cultura do desperdício".
As informações foram divulgadas pelo Vaticano nesta quarta-feira. "Fraternidade, fundamento e caminho para a paz" é o tema do 47º Dia Mundial da Paz, mensagem que é enviada às igrejas e embaixadas no primeiro dia de cada ano.
 
"O papa Francisco propõe a todos o caminho da fraternidade para dar um rosto mais humano ao mundo", diz o Vaticano. "A cultura do bem-estar fez perder o senso de responsabilidade e de relacionamento fraterno. Os outros, em vez de serem nossos semelhantes, aparecem como antagonistas ou inimigos e, muitas vezes, são tratados como objetos", diz o texto que delineia a futura mensagem de Francisco.
 
"Não é incomum que os pobres e necessitados sejam considerados um fardo, um obstáculo ao desenvolvimento. Na melhor das hipóteses, recebem ajuda sob a forma de assistência ou são alvo de compaixão", diz o Vaticano. "Eles não são mais chamados a partilhar os dons da criação, os bens do progresso e da cultura, a participar em sua plenitude na mesa da vida, a serem protagonistas do desenvolvimento integral e global", segundo o texto que explica o significado da mensagem do papa.
 
Anteriormente, o lema eleito pelo papa emérito Bento XVI para 2013 foi "Bem-aventurados os que buscam a paz", sua oitava mensagem.
Em 2012, o lema foi "Educar os jovens na justiça e na paz"; em 2011 "A liberdade religiosa, caminho para a paz"; em 2010 "Se queres promover a paz, protege a criação"; em 2009 "Combater a pobreza, construir a paz"; em 2008 "Família humana, comunidade de paz"; em 2007 "O ser humano, coração da paz" e em 2006 "Na verdade, a paz".

31 de julho de 2013
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário