"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sábado, 20 de julho de 2013

NOTAS POLÍTICAS DO JORNALISTA CLAUDIO SCHAMIS

Brasil do Lula x Nosso Brasil

O Brasil que o Lula vê não existe. A nossa realidade é bem outra

     
O meu Brasil é lindo. É perfeito (Fonte: Reprodução)

Definitivamente hoje sei que existem dois Brasis. O idealizado pelo pretensioso Lula e seus súditos, discípulos, cupinchas e cúmplices; e o Brasil do restante. E eu estou nesse restante.
E o que pode corroborar o que digo é o artigo do ex-presidente Lula no New York Times onde diz em inglês que esses protestos que ocorreram no país nada mais são do que a glorificação de que o governo Lula foi um sucesso nos campos econômico, político e social.

E eu digo: "Meu Deus". Será que ele entendeu o que ele escreveu? Melhor alguém traduzir para ele.

Isso me assusta. Ele só pode estar sofrendo com alguma síndrome. E realmente o ex-presidente deve estar precisando de ajuda, de alguém que o traga de volta à realidade. Alguém tem que ter coragem de chegar para ele e contar toda a verdade. Que até tiveram coisas boas em seu governo, mas daí achar que o que aconteceu nas ruas era como que um pedido de volta Lula, volta, por favor. Só soltando um "Meu Deus". Socorro. Polícia. Chama o síndico.

Ou ele é louco ou eu sou um sem noção que não tem o poder de discernir entre o bem e o mal. Entre um "Viva o Lula, o Lula é nosso rei, o Lula é nosso herói" e um "Fora Renan, basta de corrupção, mais saúde, mais educação, prioridade nos transportes, não ao aumento, mais transparência no uso do "nosso" dinheiro público, fora Dilma".

Ou na verdade eu sou o louco que não consegue enxergar nada disso que o Lula enxerga. Quem é o oculista dele?

Se me contassem eu não acreditava, mas deu no New York Times. Tudo bem que num trecho lá ele até diz alguma coisa com algum sentindo, afirmando que as pessoas não querem apenas votar de quatro em quatro anos – eu não verdade se pudesse nem votava –; elas querem ser mais participativas, querem interagir e ajudar na tomada de decisões de políticas públicas oferecendo a visão de quem está do lado de cá e que não tem nenhum vício político e nem deve favor para ninguém, o que em tese poderia ajudar e muito. Mas será que algum governo teria coragem de deixar?

O Brasil que o Lula vê não existe. A nossa realidade é bem outra, mas talvez seja difícil para que uma pessoa como ele, que veio de onde veio – e não estou desmerecendo isso –, lidar com o seu ego, ainda mais quando várias pessoas ajudam inflando-o ainda mais dizendo que ele é Deus – dito pela Marta Suplicy – e o considerando o cara que tirou o Brasil do buraco. Só que só não contaram para essas pessoas que ele colocou parte no bolso dele.

Estou com medo!

Precisa dizer mais nada. Só me chama quando passar (Fonte: Reprodução)

Com a aprovação do governo Dilma em queda livre e no movimento contrário da inflação e do dólar fico com medo do que esteja se desenhando por aí.

Num primeiro, segundo e terceiro momento todos negam que Lula poderá voltar. Ele próprio nega de pés juntos, mas ele negar não me diz nada. Uma coisa é certa, ele anda calado em público e só fala dentro da coxia, dizem que é para fortalecer Dilma, até porque ela foi sua sucessora e eleita por ele, e isso poderia talvez, quem sabe numa próxima eleição, até atrapalhar sua própria eleição. Mas é claro que é algo bem subjetivo.

Só que eu temo pelo pior. E o pior seria Dilma chegar a uma situação até o final do ano insustentável que obrigaria o PT acionar o plano de emergência deles, e nesse plano (diabólico) Lula seria a salvação da pátria. Do Brasil é que não é, mas do PT.

O que me causa estranheza e mais medo ainda é achar que se Lula fosse candidato hoje ele seria eleito com folga e nem daria para o outro candidato sair na foto. Eu quero estar enganado. Eu preciso estar enganado. Senão nada do que vivemos em seu governo serviu de aprendizado. O mensalão foi apenas um acidente. E ele é o presidente perfeito para recuperar o que a Dilma perdeu.

Mas eu quero – repito – pensar que o povo acordou, que o povo aprendeu. E que para todos agora basta. E que brasileiros e brasileiras estariam todos – quer dizer – quase todos vacinados contra o Lula e sua gangue, e que em hipótese alguma permitiriam sua volta ao governo. Pelo menos não nessa vida.

Melhor abrir o olho. Vai que…

Abrindo o olho por um Brasil melhor (Fonte: Reprodução)

Com essa agora do Bolsa Família exigir um número de telefone celular só espero que a presidente Dilma não invente de criar o Meu celular Minha Vida.
É só o que falta o governo distribuir aparelhos celulares para os bolsistas.
E pegando carona, o Tribunal de Contas do Estado (Rio de Janeiro) vai comprar nove carros novos para seus conselheiros. E eles não se fizeram de rogados: Ford Fusion, tipo R$ 90 mil cada um. E então… Nada. Tudo caminha para a mesma estrada sempre.

Nepotismo não pode! Mas na terra de Sarney…

Lá na minha terra eu institui o nepotismo e ai de quem desobedecer (Fonte: Reprodução)

Nossos políticos não têm mesmo jeito. Na terra do Sarney quem tem bolsa é rei. Ou melhor, rainha. Cleonara Andrade Pereira, filha do atual prefeito do município maranhense de Monção, João de Fátima Pereira (DEM), recebeu indevidamente desde março de 2011 quase R$ 6 mil em recursos do seguro defeso, o Bolsa Pesca, que é concedido aos pescadores artesanais.

Além de receber esse agrado, Cleonara é funcionária comissionada da prefeitura e está lotada justo na Secretaria de Administração e Finanças, chefiada pelo irmão, Kelaiás Andrade.

Já seu marido, Diego Borges, é professor concursado e servidor municipal responsável pela folha de pagamento de todo o funcionalismo público de Monção.
Ou seja, tá tudo em família. Um contrata, um é o chefe e o outro paga. Fora que Cleonara — sua irmã Cleomara, que é conselheira tutelar de Monção desde dezembro de 2012, além de responsável por um cargo comissionado na Secretaria de Assistência Social, que tem a mãe como titular –, e a vereadora de Monção Maria de Jesus Lima, a Deusa da Rita (PSL), já tinham sido denunciadas pelo MP estadual por fraudar o Bolsa Família.
Eu acho que até entendo, mulher não pode ver uma bolsa.

Cansei de ser negaceado! E você?

Renan Calheiros e Henrique Alves selam o recesso branco (Fonte: Reprodução)

Agora que foi instaurado o recesso branco no Congresso fica tudo como está e voltamos a conversar com os “homi” só em agosto. Como se essas férias fossem realmente merecidas e principalmente necessárias.

E com esse recesso a “agenda positiva” fica adiada. Nada de voto secreto (aguarda inclusão na pauta do plenário da Casa e ainda passa por dois turnos de votação), nada de Royalties (houve alteração e agora precisa voltar para nova análise da Câmara), ficha limpa (para cargos comissionados e função de confiança nos três Poderes), suplente de senador (falta a análise da Câmara), a iniciativa popular (falta a Câmara), crime hediondo para corrupção (texto ainda passará pela Câmara e sancionado por Dilma). Todos os temas de suma importância para essa bagaça andar.

Vai ver que eles acham que voltamos para a cama – voltamos não, né? –, e que agora não tem mais nada assim tão importante que mereça a nossa atenção. Que a derrubada da PEC 37 e a revogação do aumento bastaram e serviram como canção de ninar. Zzzzzz…

Eles estão de férias, mas tem muita coisa rolando por aí que não podemos deixar barato. Não podemos não nos importar.

E enquanto isso no PAC…

Onde está a minha marreta? Agora a obra vai andar (Fonte: Reprodução)

O orgulho do governo Lula e as promessas de Dilma estão longe de fazer bonito. Cadê aquela vontade em fazer cumprir o planejado?

“Vamos seguir investindo, com novas ferrovias, estradas, portos e aeroportos”, disse Dilma ainda candidata em 2010. A única coisa que ela omitiu foi quando isso ia acontecer. As grandes obras estão a passos lentos e nós mais uma vez sendo enganados por quem diz que nos quer bem. Imagina se não quisesse. Imagina na Copa.

Salve as baleias. Não jogue lixo no chão. Não fume em ambiente fechado.

20 de julho de 2013
Claudio Schamis

Nenhum comentário:

Postar um comentário