"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sábado, 20 de julho de 2013

PROGRAMA MAIS MÉDICOS É UM BLEFE

INTENÇÃO DO PT É TRAZER 25.000 CUBANOS QUE ATUAM NA VENEZUELA COMO MÉDICOS, DENUNCIA DEPUTADO.
Eleuses Paiva (PSD-SP), médico e deputado, organiza a resistência à proposta governista e afirma que o programa Mais Médicos é uma medida eleitoreira que colocará em risco tratamento da população de baixa renda no interior do país.
Um dos principais opositores no Congresso Nacional ao Mais Médicos, programa anunciado pelo governo federal para salvar a saúde pública do país importando profissionais estrangeiros, o deputado Eleuses Paiva (PSD-SP) afirma que a medida tenta camuflar a verdadeira intenção do governo:
“É um balão de ensaio para trazer 25 000 médicos de Cuba.”
 
Professor e integrante do setor de medicina nuclear do Hospital de Base de São José do Rio Preto e do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, o deputado afirma que as universidades de medicina do país “estão de luto” e ataca o ministro Aloizio Mercadante, que, apesar de ser titular da Educação, assumiu o papel de articulador do governo no Congresso:
“Ele não entende nada do assunto”. Leia trechos da entrevista ao site de VEJA:
 
Como o programa Mais Médicos foi recebido pelo Congresso?
 
Essa medida é tão constrangedora que não tem nenhum deputado da área de saúde do PT participando da comissão [que analisa o tema]. Ninguém aceitou ir para um desgaste desse. A discussão é autoritária, não dá para negociar. Alguns parlamentares, a pedido do Ministério da Saúde, querem discutir o tempo de atuação no SUS [de dois anos, de acordo com a proposta], se diminui para um ano ou para seis meses. O ponto é que a forma de fazer essa discussão não é por meio de medida provisória, por ato autoritário. A forma de fazer a discussão é dentro das universidades, no Conselho Nacional de Educação.
 
O que o senhor achou da mudança de discurso quando o governo falou em trazer médicos espanhóis e portugueses?
 
Esse balão de ensaio realmente é para trazer médico cubano. Há quatro anos, a Venezuela teve a importação de 25 000 médicos cubanos pelo governo Hugo Chávez.
A Federação Médica Venezuelana nos disse que tinha sérias dúvidas se essas pessoas eram médicas de verdade, porque as condutas profissionais que elas tomavam eram absurdas.
É justamente esse acordo que nós desconfiamos que o governo brasileiro esteja fazendo, porque esses médicos têm um contrato com o governo venezuelano que acaba agora.
Eles estão retornando para Cuba e são justamente os 25 000 que estavam trazendo para o Brasil quando nós os emparedamos.
Baseado nisso, o ministro [Alexandre] Padilha, que é uma pessoa muito boa para desviar a rota, diz que vai trazer profissionais portugueses e espanhóis.
A notícia que nós temos, e que provavelmente o ministro dará, é que serão dez portugueses, vinte espanhóis e 25 000 médicos cubanos. O foco da discussão, na realidade, é médico cubano. É isso que ele está tentando trazer. 
 
gutenberg disse...
 
Essa palhaçada de importação de médicos cubanos vem de longe:

SERRA FOI A CUBA ACERTAR IMPORTAÇÃO EM 1999.

http://www.redebrasilatual.com.br/blogs/helena/2013/06/jose-serra-ja-quis-contratar-medicos-cubanos-hoje-e-contra-9974.html
Anônimo disse...
 
Acho que a Venezuela está na bancarrota e não tem mais dinheiro para pagá-los além de não ter resolvido o problema de saúde do país.O Brasil como sempre dando uma de Grandão Bobão vai querer pagar a conta,como tem pago com construção de Porto em Cuba,perda da Petrobrás e cidadãos presos indevidamente na Bolívia,Perdão das dívidas a diversos países,pagamento do gás da Bolívia a preços acima do contratado, aumento da energia elétrica de Itaipu antes do vencimento do contrato,compra de uma refinaria sucateada nos EUA e outras coisitas más. É assim que querem resolver o problema de pobreza do Brasil?Como diz o sertanejo,"Deus me livre e guarde".
Anônimo disse...
 
Perguntar não ofende:Roraima tem somente 15 municípios e uma Universidade Federal que forma médicos anualmente, será que essa Universidade não forma uma quantidade de médicos para atender Roraima e exportar alguns médicos para alguns municípios da região norte?Não tem Cursos de Medicina em Manaus,Belém,Rio Branco, Porto velho?Alguma coisa não está cheirando bem nessse projeto do Goveno.
Ari disse...
 
Postado em 2006: http://www.ptsul.com.br/?doc&mostra&14665, com peneira ideológica explícita.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário