"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quinta-feira, 2 de maio de 2013

DIAGRAMA DE LEMES

 

Considerada a insuficiência contemporânea das noções lineares e polarizadas de “esquerda” e “direita”, ou a confusão de conceitos do Diagrama de Nolan (feito por libertários, para libertários, assim avalio), contribuo com esta primeira versão do diagrama cujo objetivo é aprimorar a visualização do velho espectro político-ideológico, mantendo a dicotomia entre esquerda e direita (eixo horizontal) e adotando formatos circulares que ilustrem o fenômeno da proximidade dos extremos, sejam estes de viés totalitário ou libertário (eixo vertical).
Vale observar que os conceitos de socialismo e comunismo são ora tratados conforme a teoria marxista – de Marx, mais exatamente. Portanto, é desconsiderada a experiência do socialismo real ou o conceito de “socialismo democrático”, devaneio pós-marxista.
Diagrama de Lemes
 
02 de maio de 2013
in blog de Bruno

Nenhum comentário:

Postar um comentário