"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

PARA ONDE VAI O BRASIL OLÍMPICO?

Enquanto algumas mentes brilhante, como o deputado Walter Feldman (PSDB), quer introduzir o JOGO DE POQUER nas escolas brasileiras, em vários países os esportes já figuram há décadas em seus sistemas educacionais.

Japão

Japão tem judô como disciplina escolar e estimula “golpe perfeito”
http://www1.folha.uol.com.br/folha/esporte/ult92u399598.shtml

Cuba

O segredo desse sucesso esportivo está escondido em prédios de aparência feia. Não há dinheiro para a manutenção, mas, lá dentro, crianças aprendem a ser atletas. Em Cuba, o principal instrumento para se praticar esportes não é uma bola, uma chuteira, uma sapatilha, uma raquete, mas sim a carteira escolar. Aos cinco anos de idade, uma criança escolhe uma modalidade e passa a praticá-la diariamente na escola. http://tinyurl.com/c5fdm3a

Coréia do Sul

Em alguns países, como na Coréia, o treinamento de taekwondo é matéria obrigatória nas escolas, sendo o mesmo peso que quaisquer outras matérias do currículo escolar. http://www.sindescola.com.br/destaques/Taekwondo.pdf (Pág 6 – Taekwondo nas Escolas )

Jamaica

Investimento na base, o segredo do sucesso do atletismo da Jamaica Nas escolas ou nas praias, a correria jamaicana está em todas as partes. Mas o caminho é um só: começa como uma brincadeira no colégio – durante as aulas de educação física…

http://sportv.globo.com/site/programas/sportv-reporter/noticia/2011/05/investimento-na-base-o-segredo-do-sucesso-do-atletismo-da-jamaica.html

Comparações

PAÍS POPULAÇÃO ÁREA EM Km²

Brasil 8,5 milhões 192 milhões

Japão 127 milhões 377 mil

Coréia 48,6 milhões 99 mil

Cuba 11,2 milhões 110 mil

Jamaica 2,8 milhões 10 mil


Quadro geral de medalhas olímpica

(Atenas 1896 – Pequim 2008)

PAÍS POSIÇÃO OURO TOTAL

Japão 12ª 123 360

Coréia 17ª 68 215

Cuba 18ª 67 194

Brasil 37ª 20 91

Jamaica 42ª 13 53

Fonte: http://quadrodemedalhas.com/olimpiadas/quadro-de-medalhas-dos-jogos-olimpicos.htm

Análise

Dos quatro países que associaram o esporte ao sistema educacional- escolar três têm desempenho olímpico largamente superior ao do Brasil, seja na posição geral no ranking, no número de medalhas de ouro ou no total de pódios: Japão, Coréia do Sul e Cuba.

Apenas a Jamaica é suplantada pelo Brasil. Mas comparem a população e área territorial entre os dois países…
Porém, na última edição dos Jogos Olímpicos (Pequim 2008), a pequena Jamaica teve três medalhas de ouro a mais que o Brasil, resultado de seu programa esportivo-educacional comparado com a estagnação ou retrocesso de nossa “política de esporte”?

Populações

É importante considerar as populações entre os países analisados.

No Brasil, temos 33 milhões de escolares. Isto é, três vezes mais que a população de Cuba é 12 vezes (reparem, 12 VEZES) a população jamaicana. Que tal?

Questões preliminares

A quem compete identificar atleta no Brasil?

Ao ser identificado um candidato a atleta para onde encaminhá-lo?

Se nem as confederações nem o COB têm o compromisso com a formação de atletas, por que recebem tanto dinheiro público? E o que fazem com a grana?

Qual a posição do Ministério do Esporte – agora sob nova direção – sobre o assunto?

Diante desse quadro, com base em quê a III Conferência Nacional do Esporte estimou o Brasil entre as 10 potências olímpicas nos Jogos 2016?

E se a meta não for alcançada, quem responderá pelo fracasso?

Como explicar nossas limitada participação olímpica diante da fartura de recursos públicos entregues aos órgãos olímpicos e clubes? Lei Agnelo Piva, Lei de Incentivo ao Esporte, Bolsa Atleta, patrocínio sete estatais, orçamento do Ministério do Esporte e loterias federais.

Finalmente: qual a análise do Ministério do Esporte sobre estas questões, nove anos depois de ter sido criado?

20 de fevereiro de 2012
José Cruz

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