"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

LEI DA FICHA LIMPA DÁ CHEQUE-MATE NO SUPREMO

A Lei da Ficha Limpa, vai colocar à prova no julgamento do processo do mensalão, a soberania e a probidade do Supremo Tribunal Federal.

O tribunal precisa julgar até o meio do ano a ação sobre esquema de compra de votos e da própria consciência de parlamentares.

Se o Supremo condenar os malfeitores pelos seus malfeitos, os 38 mensaleiros ficarão fora da política por cerca de 10 anos, para o bem do povo e felicidade geral da nação.

Hoje, o Supremo está com sua composição completa, mas voltará a ter problemas de quórum em setembro. É quando o ministro Cezar Peluso completa 70 anos de risonhas primaveras e será aposentado compulsoriamente.

Nada menos de um mês depois, já em novembro, quem vai ter que deixar a Corte por atingir o limite de idade é o ministro Carlos Ayres Britto.

Daí que o Palácio do Planalto se coce para indicar seus substitutos, o mensalão morreu de velho. É nisso que aposta Zé Dirceu - tido na denúncia do Ministério Público Federal como "chefe da quadrilha" - e seus mensaleiros.

De qualquer forma, a Lei da Ficha Limpa não espera. Está colocando em cheque a verticalidade do Supremo desde já. A prescrição só será alcançada pela lentidão do time de doutos magistrados.

20 de fevereiro de 2012
sanatório da notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário