"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sábado, 4 de fevereiro de 2012

PROVETINHA NA BRASA


-Garçom, um filet mignon ao ponto com molho madeira e batatas-fritas, por favor.
-Carne natural ou artificial, senhor?
-Artificial, claro! Não sabia que este restaurante ainda comercializava cortes naturais…
-Por mais que a gente explique que a carne desenvolvida em laboratório é saudável, sem diferença hormonal, nutricional ou molecular, tem gente que morre de medo da manipulação científica e prefere a boa e velha vaca!
-Quer dizer que em pleno ano de 2025, ainda existem seres humanos que preferem ignorar o horror do matadouro, do sofrimento causado pela produção industrial de carnes? Como podem compactuar com o enorme impacto ambiental provocado pela agropecuária no esgotamento dos recursos naturais? Como podem consentir com o famigerado desmatamento?
-Pois é, doutor, 80% dos nossos cortes são artificiais, mas ainda temos uma clientela assídua que é fiel aos pastos.

Este diálogo ainda é uma elucubração. Mas não por muito tempo. Consumir carne de proveta num futuro próximo, aposentando seu suculento bife advindo dos campos amazônicos, vai se tornar prática comum mundo afora.
Fiquei surpresa quando li um artigo de Marcelo Gleiser, professor de física teórica no Dartmouth College, em Hanover, EUA. Ele informa que dezenas de laboratórios estão tentando cultivar carne, partindo de amostras de células musculares alimentadas em soluções que induzem a sua proliferação. Diz ele que, em 1999, o holandês Willem van Eelen registrou patentes internacionais da produção industrial de carnes, usando as tais culturas celulares, e convenceu o governo de seu país a financiar projetos de pesquisa em três universidades. Uma só célula produziria carne suficiente para toda a população do mundo”, diz Jason Matheny, diretor do instituto de biotecnologia New Harvest, especializado em carne de proveta.


Fiquei surpresa com essa história e bem contente. Explico. É que no ano passado, retomei o jejum de carne vermelha, iniciado em 2009 e interrompido durante os 9 meses de gravidez. Faz quase um ano que voltei a resistir às tentações do aroma e do gosto de um bife de picanha. O desejo existe, mas as convicções ideológicas se sobrepõem ao prazer da degustação. A ideia de saborear carne de proveta veio como sopa no mel! Comer sem culpa, sem medos. Já é assim com inúmeros vegetais. Por que não com a carne? Por enquanto, a carne de laboratório só serve para fazer aglomerados (hambúrguer, salsicha ou nuggets de frango). E o preço é proibitivo. Com os métodos atuais, ela custa pelo menos US$ 2 mil o quilo. “É bem possível que o preço caia para US$ 50”, diz o especialista Bob Dennis, da Universidade Estadual da Carolina do Norte.
Ao fazer o balanço de 2011 no que concerne a hábitos sustentáveis, senti-me orgulhosa por ter mantido a coleta seletiva do lixo e levado os materiais recicláveis para um posto especializado; ter conseguido carregar minhas eco bags, reduzindo, assim, o uso de sacolas plásticas em supermercados; ter feito um horta com mais de 15 itens; ter economizado nas contas de água e luz; melhorado a eficiência energética de eletrodomésticos; e ter deixado o carro na garagem, utilizando a bicicleta pra ir à academia, ao mercadinho da esquina e ao parque. Como resolução para 2012, pretendo trocar o carro beberrão por um híbrido e avançar no cardápio vegetariano. Jantares verdes! Pelo menos até as prateleiras dos supermercados exibirem a grande solução para os paladares mais exigentes: carne in vitro!


17/01/12
rosana.jatobá

Nenhum comentário:

Postar um comentário