"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sábado, 4 de fevereiro de 2012

TODA ATENÇÃO

A repercussão política da troca de comando na Casa da Moeda, a partir da demissão de Luiz Felipe Denucci – acusado de receber propina de fornecedores e envio de U$ 25 milhões para contas em paraísos fiscais – acendeu o sinal de alerta no Palácio do Planalto. A presidente Dilma Rousseff decidiu conversar hoje com o vice-presidente Michel Temer para pedir que ele desestimulasse o PMDB a participar de qualquer movimento no Congresso que tenha o objetivo de convocar o ministro Guido Mantega a dar esclarecimentos ao Legislativo sobre o assunto.

A preocupação surgiu a partir do comportamento de parlamentares do PMDB de não sair em defesa do ministro Mantega que é apontado pelo PTB como o “padrinho” da indicação de Luiz Felipe Denucci- informação divulgada pelo presidente do PTB. Roberto Jefferson. O temor do governo é que os descontentes da base aliada, como o grupo de Henrique Eduardo Alves que, recentemente, perdeu o comando do DNOCS, se unam para convocar Mantega a falar no Congresso.

– Ele não é um ministro qualquer; é o ministro da Economia, de uma área muito sensível – disse um assessor.

A preocupação surtiu efeito. O líder da bancada do PMDB, Henrique Eduardo Alves, disse há pouco ao blog que não vê razão para convocação do ministro Mantega ao Congresso.

– Ele já deu todas as explicações, pediu uma sindicância… Além disso, ele é um ministro muito transparente, até didático em suas explicações – afirmou Henrique Alves, acrescentando que, se depender do PMDB, Mantega não irá ao Congresso para falar sobre a troca no comando da Casa da Moeda como quer a oposição.

– Convocação é uma coisa muito radical – completou Henrique Alves.

03/02/12
Cristiana Lôbo

Nenhum comentário:

Postar um comentário