"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



segunda-feira, 30 de abril de 2012

CACHOEIRA NO DIVÃ

Andressa Mendonça, 30 anos, é um dos poucos canais de comunicação de Carlos Cachoeira com o mundo fora da prisão. Ela visita o marido uma vez por semana.
Na terça-feira passada, eles conversaram por cinqüenta minutos no parlatório da prisão, em Brasília, através de um interfone, separados por um vidro espesso que impede o contato direto.
Em entrevista, ela conta que Cachoeira tem alternado momentos de serenidade e ira — e, no último encontro, segundo ela, desabafou: “Vou explodir!" 




“É difícil entender o que se passa na cabeça dele. Uma hora ele está bem e logo depois ele muda. Pode ser um ataque de fúria, porque ele está preso. Carlinhos não é qualquer preso. É Carlinhos Cachoeira. Quando ele fala em explodir, a gente pode imaginar o que seja”. Disse.

Porém, nem tudo é choro e ranger de dentes atrás das grades da Papuda…
Carlinhos Cachoeira recebeu relação dos componentes da CPI que irão interrogá-lo e quase teve um troço de tanto rir.

Carcereiros lhes davam tapas nas costas para Cachoeira não desfalecer de tanta felicidade.
O bicheiro chorava de gargalhar com caimbras na barriga e se mijando de rir. Mesmo na madrugada passada o silêncio da Papuda era intercalado por risos do Cachoeira enquanto dormia.
Cachoeira eufórico e as gargalhadas, comentou dava tudo para saber o que seus parceiros emplumados irão perguntar.


Os parlamentares do grupo “cu na mão”, encagaçaram-se diante dessa atitude de Carlinhos e, conta-se a boca pequena, que estão armando para que ele seja declarado louco assim escaparem da sua boca no trombone.
Parece que até já contrataram um famoso psiquiatra, para declará-lo incapaz.
Aguardemos…


(*) Texto de apoio: Jorge Schweitzer

Giulio Sanmartini
30 de abril de 2012

NOTA AO PÉ DO TEXTO

Agora me digam: Cachoeira tem ou não razão para gargalhar? Imagino até que essa relação dos integrantes da CPI da cascata tenha sido um diabólico plano para "matar de rir" o pobre homem.
Se o velho Chico Anísio estivesse entre nós, essa relação daria a ele infindáveis anedotas...
Quanto a sensatez da Andressa, convenhamos... Que Carlinhos não é qualquer preso, isso está claro como água! Roubou de Lula a oportunidade de tal pronunciamento, mui semelhante ao que ele fez sobre Sarney também não ser qualquer um (deveria ser também qualquer preso...).
De ambos pode dizer-se que não se trata de qualquer um. Verdadeiros cofres dessa república, guardam tenebrosos segredos de bastidores, tesouros que qualquer historiador ambiciona roubar!
Mas por ora, enquanto Cachoeira não explode, ele continua sendo um simples preso na Papuda, apesar de não ser qualquer.
Será que permitiram uma banquinha de bicho, só para passar o tempo e fazer algum?
m.americo

Nenhum comentário:

Postar um comentário