"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



segunda-feira, 30 de abril de 2012

E FORAM TODOS PARA PARIS EM BUSCA DA DOLCE VITA DE FELLINI


O título inspirado no livro de Sérgio Augusto, editora Casa da Palavra, e também no filme de Frederico Fellini, é a síntese a que chego depois de ler as reportagens de Fábio Vasconcelos, O Globo, Cláudia Antunes, Folha de São Paulo, Alfredo Junqueira, O Estado de São Paulo, edições de sábado, sobre a viagem e estada em Paris do governador Sérgio Cabral e do empresário Fernando Cavendish. E também da múltipla comitiva do chefe do Executivo do Rio de Janeiro, formada por vários secretários e até por um conselheiro do Tribunal de Contas do Estado.

Um escândalo. No conteúdo e na forma. Falta de ética no primeiro caso. Falta de compostura no segundo. Basta examinar as fotos que acompanham as matérias, todas originárias do blog que o deputado Anthony Garotinho mantém na internet. 
Como o ex-governador as obteve constitui um mistério. Mas as imagens foram exibidas. Registro de um desabamento político administrativo.

Fernando Cavendish, dono da Delta, era a pessoa indicada para integrar o grupo, já que sua empresa possuia contatos com a administração pública estadual, entre eles a modernização do Maracanã, Estádio Mário Filho, a rodovia Transcarioca, o novo edifício do Tribunal de Justiça. Falei possuia, mas não tenho certeza se, depois da tempestade, ainda possui.
Isso porque a empreiteira já foi substituída no Maracanã e na Transcarioca.

No título destaquei o livro do jornalista Sérgio Augusto, exatamente a frase que lá está. Citei a Dolce Vita de Fellini. Mas poderia citar também, se o espaço comportasse, O Último Tango em Paris, de Bertolucci.
Pois a meu ver a Delta, com seu nome atual, depois das reportagens que saíram, está se despedindo das empreitadas com o poder público.
As irregularidades são demais.

O envolvimento com Carlos Ramos Cachoeira a cada dia se torna mais evidente.
Cavendish e Cachoeira erraram na dose. Foi um exagero em matéria de cooptação. Não contavam, em deslumbramento assim, que existe sempre um porém. A reação das outras empresas excluídas ou prejudicadas diretamente pelos mais que causados lances da dupla fatal. Omitiram que não existe ação sem reação. E subestimaram a capacidade de ataque de suas rivais ou de seus rivais.

O governo Sérgio Cabral deixou-se enredar no episódio. Falei em deslumbramento. Pois é. O governador deslumbrou com o fascínio do poder. A política, ciência e arte ao mesmo tempo, opera no espaço do possível.
Quando este limite é ultrapassado, como acontece nas estradas, a crise é inevitável. Não adianta tentar freia-la. É sempre assim.

A extensão do quadro de envolvimento se ampliou ainda mais com a exibição pelo JN da Globo e da Band, noite de sábado, de filme focalizando um jantar na capital da França, reunindo Sérgio Cabral e Fernando Cavendish. A situação da rede de influência tecida por Cavendish, Carlos Cachoeira e Demóstenes Torres complicou-se.

Constata-se isso numa outra reportagem, esta de Alana Rizzo e Fábio Fabrini, O Estado de São Paulo, também de sábado reproduzindo gravação da Polícia Federal em que Demóstenes anuncia ofensiva contra o Procurador Geral da República, Roberto Gurgel. Por quê? Para que ele não investigasse os negócios de ambos. Impressionante. Foto de André Dusek.

Nenhum comentário:

Postar um comentário