"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



terça-feira, 24 de abril de 2012

A CAFAJESTAGEM ESTÁ NO DNA

A mais baixa manifestação de cafajestagem é o desrespeito às filas, estas constituem a forma mais democrática de esperar.

Resposta boa a uma das caras de pau furadoras de fila a teve meu amigo Adilson Rachid. Estávamos na fila do caixa eletrônica de uma agência da Caixa Econômica no Rio, uma senhora atrapalhara-se com o uso do aparelho eletrônico e assim a fila foi se alongando, o senhor que lhe estava imediatamente atrás se propôs a ajudá-la, nisso aparece a esperta de plantão, sem entrar na fila, disse ao cavalheiro que socorria a outra:



“Quando terminar também me ensina?

Rachid que percebera a manobra respondeu:

“Lhe ensino eu – a outra iluminou-se pois achou que sua farsa fora engolida, mas meu amigo continuou – primeira lição, vá para o fim da fila e espere sua vez”.

“Eu estava na fila você é que não viu” – continuou a deseducada.

“Não lembro de conhecê-la, nem de ter-lhe dado intimidade de tratar-me por você”. – respondeu Rachid.

“Te trato por você porque podia ser sua mãe”

“Não podia de jeito nenhum. Minha mãe é u’a mulher séria!”.

Estou contando isso devido a uma nota de Cláudio Humberto.
Que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seja um velhaco não constitui novidade, mas agora está abusando e passa dos limites da tolerância:

“Lula encontra todos os dias pelas 9h, no hospital Sírio Libanês, quase os mesmos pacientes em tratamento contra câncer ou fonoaudiologia, como ele. Todos os dias, a mesma desfeita: com ajuda de seguranças, ele fura a fila do elevador que leva doentes à radioterapia e outros setores. Após inúmeros dias fazendo a mesma coisa, esta semana um paciente reclamou. Ele fez que não ouviu, e furou a fila novamente.
Encantador, o ex-presidente Lula sempre cumprimenta os pacientes quando chega ao hospital, mas não abre a mão de furar a fila”.

Pois é esse sujeito quando não tem o que roubar, rouba o lugar na fila dos brasileiros.

Giulio Sanmartini

Nenhum comentário:

Postar um comentário