"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



terça-feira, 24 de abril de 2012

VINGANDO-SE DOS ICEBERGS




Meus caros leitores vão me perdoar a extensão deste texto. Eu aluguei um filme mais antigo sobre o RMS Titanic, porque neste mês de Abril de 2012 completar-se-ão 100 anos de seu soçobro. Peguei um mais antigo porque assistir ao do Cameron outra vez não dá. Muito majestático e ficcionista para o meu gosto. Preferi o inglês “A night to remember” (Somente Deus por testemunha) de 1958, quase um documentário, sem casal de namorados licencioso (não no sentido de lascivo, sim no abuso de liberdade). Já o tinha visto na década de 1960.
Depois de assistí-lo, estava refletindo sobre outro filme, “Uma verdade Inconveniente”, que trata do aquecimento global. Aliás, quis também escrever sobre o aquecimento blogal mas, o senhor editor, com a finura que lhe é peculiar, mandou que eu fosse procurar minha turma. Pois é, como já estou no meio dela, retrocedi da idéia. E vai mesmo no global.


No site Ambiente Já, temos notícia contrária a todo esse forrobodó midiático: “Algumas camadas de gelo das montanhas de Karakoram, na Ásia (próxima do Himalaia), desafiam o aquecimento global e ficam cada vez mais grossas, afirmam cientistas franceses. Os pesquisadores usaram dados obtidos por satélites para mostrar que geleiras em parte do território das montanhas, a oeste do Himalaia, estão aumentando”.
Apenas um aperitivo. Leiam completo em Contrariando tendência global, geleiras da Ásia.
Mas o DNA (Data de Nascimento Antiga) está me fazendo perder o foco. A base seria as previsões que foram feitas ao longo do tempo e se provaram furadas.
O Clube de Roma, em 1973, anunciou como verdade absoluta que o petróleo iria acabar antes de 1992. Aqui estamos em 2012, vinte anos depois, o petróleo não acabou e as suas reservas conhecidas quase triplicaram desde então.


Oráculos desde o século XIX, que se tornaram ridículos:


“O telefone tem muitas desvantagens para ser considerado, seriamente, um meio de comunicação. O aparelho não tem valor para nós.” (Memorando da Western Union, entre 1876 e 1878)


– “O meu invento pode ser explorado como uma curiosidade científica por algum tempo, mas não tem futuro comercial.” (Auguste Lumière, inventor do cinema, 1895)


– “O cavalo está aqui para ficar, mas o automóvel é apenas uma novidade, uma moda.” (Presidente do banco de Michigan alertando o advogado de Henry Ford para não investir na montadora, em 1903)


– “A televisão não vai durar porque, logo, as pessoas irão ficar cansadas de olhar para uma caixa de madeira todas as noites.”(Darryl Zanuck, produtor de cinema da 20th Century Fox, em 1946)


– “Não há praticamente nenhuma chance dos satélites espaciais de comunicação serem usados para prover melhores serviços de telefone, telégrafo, televisão ou rádio dentro dos Estados Unidos.” (T. Craven, membro do conselho da Comissão Federal de Comunicações dos EUA, em 1961).
Vamos deixar de lado a previsão que dizem ser do calendário maia, que o mundo acabará em dezembro deste ano. O Aquecimento Global, um novo estudo financiado pela NASA concluiu que a Floresta Amazônica praticamente não foi afetada pela seca de 2005, a maior em um século:


“A Floresta Amazônica não sofreu prejuízo ou benefício, contrariamente ao relatório e alegações feitas pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC)”, dizem os cientistas em nota divulgada nesta quinta-feira.
No Estadão de 22 de Janeiro, o excelente Ethevaldo Siqueira escreveu um ótimo artigo de nome na epígrafe que, licenciosamente, plagiei. Como é longo, não caberia aqui em nosso parco espaço. O link na íntegra: Previsíµes furadas, geniais « Ethevaldo Siqueira
Outro muito interessante e verdadeiro, As previsões mais furadas da história da tecnologia, pode ser acessado em Veja as previsões mais furadas da história


Hoje, com a segurança da distância daquelas datas, é até saboroso ler-se sobre elas.
Para mim, a mais significativa foi sobre o cometa Halley:
“No dia 19 de maio de 1910, o cometa Halley voltou a se aproximar da Terra, depois de 76 anos. O fato gerou pânico entre os que acreditavam ser o final do mundo. Os charlatães enriqueceram com a venda de máscaras de gás, garrafas de oxigênio e até comprimidos milagrosos que protegeriam do cometa.”
No entanto, até eu, que nem em projeto estava, pois meu pai nasceu em 1909, ainda estou aqui escrevendo este texto. O mundo não acabou.


Nosso co-editor Ralph localizou uma beleza de filme, “Prevendo o futuro em 1954″, produzido pela GE (General Eletric), em que acertaram quase tudo (menos a limpadora de pratos por ondas ultrassônicas e a obtenção de nitrogênio do ar), que divido com os leitores: enigmasonline : Mensagens


Voltando, queria encerrar com uma pergunta que está me afligindo: O aquecimento Global será uma vingança do Titanic contra os icebergs?

(*) Ilustração: Titanic chocando-se com um iceberg.

24 de abril de 2012
Magu

Nenhum comentário:

Postar um comentário