"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sexta-feira, 20 de abril de 2012

CONFISSÕES DO EX-CHAVISTA ELADIO APONTE SOBRE A DITADURA DE CHÁVEZ CONTINUAM COM AMPLA REPERCUSSÃO INTERNACIONAL

Eladio Aponte, o homem-bomba que atormenta Hugo Chávez
O jornal norte-americano El Nuevo Herald, editado em Miami (EUA) dá destaque à entrevista concedida à televisão americana pelo ex-magistrado da Corte Suprema de Justiça da Venezuela (veja o vídeo em post mais abaixo), Eladio Aponte Aponte, destituído do cargo sob a cusação de ligação com o narcotráfico.
 
Eladio Aponte pertecencia às hostes chavistas antes de cair em desgraça. Agora o "homem-bomba" resolveu abrir a boca e contar tudo que sabe sobre o governo do tiranete Hugo Chávez. O fato continua repercutindo intensamente na imprensa internacional e Aponte Aponte se transformou em ouro puro para os órgãos americanos de combate a rede de narcotraficantes e seu envolvimento com os governos latino-americanos de viés esquerdista.
 
A matéria é assinada pelo jornalista Antonio Maria Delgado e, além de reproduzir o bombástico contéudo da entrevista do ex-magistrado, comenta, analisa e constrói os links para os fatos que há anos os opositores ao chavismo vêm denunciado.
 
Transcrevo os parágrafos iniciais em tradução livre do español, com link ao final para leitura completa da reportagem:
 
As confissões do ex-magistrado Eladio Aponte Aponte sobre a administração das cortes de justiça da Venezuela confirmam as denúnicias que há várias anos realizam opositores e organizações de direitos humanos: a justiça do país petroleiro não é cega e veste as cores da revolução bolivariana.
 
O presidente Hugo Chávez- segundo assegura o recém destituído magistrado - é a máxima autoridade legal da Venezuela, enquanto se vice-presidente, Elías Jaua, administra a justiça na base da conveniência do regime, em reuniões que realiza semanalmente em seu despacho com funcionários de alta hierarquia.
O que se decide nessas reuniões, realizadas todas às sextas-feiras pela manhã, é obedecido nas cortes da República, assegurou o ex-magistrado.
 
"A ordem vêm da Presidência para baixo. Não caiamos em dúvidas, na Venezuela nada é aprovado sem o aval do presidente", declarou Aponte numa entrevista transmitida pelo canal de televisão americano Soitv.
Clique AQUI para ler a reportagem completa EN ESPAÑOL

Read more here: http://www.elnuevoherald.com/2012/04/19/1182827/ex-juez-denuncia-sistema-judicial.html#storylink=cpy
20 de abril de 2012
in aluizio amorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário