"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



domingo, 8 de abril de 2012

FELIZ PÁSCOA NUM BLOG QUE TENTA DISCUTIR RELIGIÃO EM ALTO NÍVEL

O ditado popular ensina que ninguém consegue agradar a todos. Justamente por isso o genial Nelson Rodrigues decretou que “toda unanimidade é burra”. Em termos de política, religião e futebol, então, a coisa sempre pega fogo.
Aqui no Blog somos todos ateus, graças a Deus. A piada é velha, mas sempre funciona. Por isso, esperamos que os comentaristas continuem se respeitando e discutindo religião em alto nível.
Como diz o poeta Roberto Frejat, “todo mundo é parecido quando sente dor”. Da mesma forma, quando estamos em apuros, todos nós apelamos a Deus. Quer dizer, quase todos, porque há sempre um guerreiro que se garante e faz questão de enfrentar a barra sozinho.
Os verdadeiros ateus são pessoas absolutamente notáveis, não há dúvida. Mas não consigo ter inveja deles, porque sou fraco como os demais. Gosto de acreditar que creio em Deus, mas de uma forma ecumênica, achando que toda religião intrinsecamente é boa. A interpretação que os fanáticos dão a elas é que representa um perigo para os demais. Por isso, todo fanatismo religioso precisa sofrer o chamado “bom combate”, citado pelo apóstolo Paulo.
E assim vamos em frente, desejando-lhes uma Feliz Páscoa, representada nesse poema de nosso comentarista Paulo Peres, um guerreiro que sempre soube vencer todas as adversidades e hoje brilha no site www.poemasecancoes.com.br.

###

PÁSCOA
Paulo Peres

Há mais de dois mil anos,
Jesus Cristo tentou
Mostrar à Humanidade
Uma vida melhor,
Mas a ignorância
Da maior parte da população
Incentivada
Pelos poderes da época,
Mercenários e imperialistas,
Como os de hoje,
Impediram-no…
Houve sofrimento,
Houve lágrimas,
Houve escuridão…
Todavia,
Houve sabedoria,
Houve fé,
Houve busca,
Houve perdão,
Houve salvação,
Houve liberdade,
Houve luz,
Houve RESSURREIÇÃO!…
Ressurreição diária
Que existe na PÁSCOA
Do coração
De quem tem como dogma
Os Mandamentos
Da Justiça Divina!…

08 de abril de 2012
Carlos Newton

Nenhum comentário:

Postar um comentário