"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



domingo, 8 de abril de 2012

MAIS UMA PÁSCOA TRÁGICA NA REGIÃO SERRA DO RIO: O ALARME NÃO FUNCIONOU A TEMPO

Reportagem da Agência Brasil mostra que o sistema de alerta que avisou a população dos riscos de deslizamentos em Teresópolis, na região serrana do estado do Rio, “pode ser melhorado”, avalia o secretário nacional de Defesa Civil, coronel Humberto Viana.

Ele admite que os alarmes tardaram a soar ontem à noite. Quando a sirene tocou, o primeiro deslizamento já estava ocorrendo. “Quanto mais cedo recebermos a informação, mais cedo poderemos avisar à população”, disse o secretário, avaliando que “o sistema funcionou” e que muitas vidas foram salvas (cinco pessoas morreram no desastre).

Na opinião de Humberto Viana, a melhoria do sistema depende de mais investimentos públicos em radares (“em ângulos onde ainda há sombra”), pluviômetros ligados em satélite, mapeamento geológico de área de risco, contratação de equipes técnicas e treinamento da população.

A Defesa Civil alerta para o risco de mais pancadas de chuvas em Teresópolis no final da tarde ou no começo da noite. Segundo o secretário, a população será alertada para deixar as regiões em que a chuva atinja mais de 40 milímetros.
domingo, 08 de abril de 2012 | 08:01

Nenhum comentário:

Postar um comentário