"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quarta-feira, 11 de abril de 2012

MISCELÂNEA DE NOTÍCIAS DO ALERTA TOTAL

Demóstenes já ameaça nos bastidores que, se cair, arrastará outros políticos ligados a Cachoeira

Os desdobramentos do escândalo Demóstenes Torres (alvo certo da Comissão de Ética do Senado e quase certo de uma Comissão Parlamentar de Inquérito) têm tudo para ser o estopim de uma ruptura institucional sem precedentes.
Nos bastidores, o senador já mandou um recado ameaçador para quem deseja sua cabeça. Se cair, promete arrastar outros figurões com estreitas ligações com o bicheiro goiano Carlinhos Cachoeira. Quem conhece bem Demóstenes sabe que sua tática não é um blefe e que pode custar muito cara para quem se acha “poderoso” – seja político ou empresário.

Até o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode estar cometendo um “harakiri” ao incentivar sua base de apoio para promover uma CPI mista do Congresso contra Demóstenes. Na verdade, $talinácio deseja não só atingir o senador oposicionista, mas também derrubar ou cortar as asas de petistas que também têm ligações e negócios com Carlinhos Cachoeira. Lula só está subestimando o perigo de uma CPI – que todo mundo sabe como começa, mas nem sempre imagina como termina (muito mal). A instabilidade gerada por tal comissão pode afetar o governo Dilma. Será que Lula quer isto? Ele sabe...

Amigão de Lula, o ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, tentou ontem minimizar ao máximo uma outra denúncia de envolvimento de um grande amigo pessoal com Carlinhos Cachoeira. Carvalho até comentou que a suposta ligação do subchefe de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Olavo Noleto, com o esquema do bicheiro Carlos Augusto Ramos é "página virada". Gilberto encenou que o governo não teme que a possível relação de Noleto com o ex-presidente da Câmara de Vereadores de Goiânia Wladimir Garcez, o segundo de Carlinhos Cachoeira, respingue no Planalto.

O papo furado oficial é o de costume. Petistas nos governos sempre posam de inocentes. Trabalham no inferno, demonizam a vida dos opositores, mas juram por Deus que não têm qualquer ligação com o Diabo. Pura petralhice...

Escancarou geral

O chefe de gabinete da Governadoria, Cláudio Monteiro, pediu ao governador petista Agnelo Queiroz afastamento do cargo até que reste comprovada sua inocência frente às acusações de que teria ligações com o grupo chefiado pelo senhor Carlos Augusto de Almeida Ramos.

De imediato, Cláudio Monteiro promete abrir mão dos sigilos bancário, fiscal e telefônico, em petição junto à Procuradoria-Geral da República

Também vai mover processo penal e cível contra os senhores Cláudio Abreu, ex-diretor regional da Delta Construções, e Idalberto Matias, ex-funcionário da Delta Construções, bem como interpelá-los judicialmente para que confirmem em juízo aquilo que disseram em conversa telefônica gravada pela Polícia Federal.

Pode voltar

Cláudio Monteiro também vai requerer à Polícia Federal informações sobre as providências adotadas diante de um suposto crime continuado de corrupção ativa e passiva, conforme se pode deduzir de escutas telefônicas feitas há mais de um ano, e quais ações foram feitas para interrompê-lo ou mesmo para prender os criminosos em flagrante delito.

O governador Agnelo Queiroz concordou com o pedido de afastamento de Cláudio Monteiro com o compromisso de ele reassumir suas funções tão logo comprove sua inocência.

Em nota do Governo do Distrito Federal, Agnelo Queiroz reiterou sua absoluta confiança no auxiliar.

Bem decidido

A Justiça anulou o Auto de Infração e Imposição de Multa (AIIM) lavrado pela Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo contra microempresa de São Paulo.

A autuação fiscal tomava como base as informações fornecidas por administradoras de cartões de crédito e débito sobre as operações fiscais realizadas pela empresa no período de maio de 2007 a dezembro de 2008.

A sócia da empresa entrou com pedido de anulação do auto, alegando que as informações obtidas pela Fazenda eram insuficientes e conseguidas de forma ilegítima.

Até quando?

Do médico Humberto de Luna Freire Filho, em cartas aos jornais, um questionamento sobre uma pública e notória picaretagem no mundo acadêmico:

Até quando um picareta incompetente e mau caráter, que compra título de Doutor na UNICAMP, especialista em produzir dossiês falsos, e que na república de Macunaíma foi considerado apto para ser titular do Ministério da Tecnologia, e agora é ministro da Educação, substituindo outro incompetente que quer ser prefeito da maior cidade do país, vai continuar envergonhado o país? Essa cavalgadura acaba de declarar no exterior que o Massachusetts Institute of Techonology vai abrir uma "filial" no Brasil. Não demorou muito para a direção da Universidade desmentir o cara, dizendo educadamente que tudo não passou de um mal entendido. A informação só chegou sem o desmentido ao bolsa-família”.

Banqueiragem

Os 25 bancos brasileiros registraram resultado positivo de R$ 49,4 bilhões em 2011.

Houve um crescimento de 14,48% em relação a 2010.

Apesar desses números colhidos pela consultoria Economatica entre as empresas de capital aberto cotadas na Bolsa de Valores de São Paulo, a poderosa Federação Brasileira de Bancos (Febraban) alega que os ganhos estão no mesmo nível de outros países e de empresas brasileiras de outros setores.

Moleza

Atualmente, os bancos obtêm recursos pagando 9,7% ao ano e emprestam a uma taxa média de 38% ao ano, segundo o Banco Central.

Mesmo assim, o presidente da Febraban, Murilo Portugal, esteve no Ministério da Fazenda para discutir novamente a redução do spread – a diferença entre o juro que o banco paga para captar recursos e o percentual que cobra ao emprestar aos clientes -, usando o seguinte argumento:

Há interesse dos bancos em reduzir os spreads, porque 70% deles representam custos”.

Livros em revista

O programa Livros em Revista desta quinta-feira(12), às 17 horas, ao vivo na www.clictv.com.br, tem duas atrações muito especiais.

Hebe Rios, jornalista, biógrafa de Daniela Caburro, artista plástica internacionalmente conhecida, tetraplégica desde 09 meses de idade.

As duas prometem contar história que teria tudo para ser dramática, mas que virou diversão artística, como exemplos de superação.

Boa rádio virtual

O jornalista e escritor João Bosco Leal acaba de lançar sua rádio virtual.

A ideia é que seus leitores possam trabalhar ou navegar na internet ouvindo músicas já selecionadas.

http://radio.joaoboscoleal.com.br/view/home/

Votação polêmica

O Supremo Tribunal Federal decide logo mais se mulheres grávidas de fetos anencéfalos (sem cérebro) podem abortar.

A tendência da Corte é conceder tal direito – que é motivo de muitas polêmicas e pode até servir de brecha para adoção do aborto no Brasil, a partir de uma base de interpretação supostamente constitucional.

Antes dos votos dos 11 ministros, haverá sustentação oral dos advogados de religiosos e de profissionais de saúde sobre a ação ajuizada em junho de 2004 pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS).

Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus.

11 de abril de 2012
Jorge Serrão é Jornalista, Radialista

Nenhum comentário:

Postar um comentário