"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quarta-feira, 4 de abril de 2012

"TRATA-SE MAIS UMA VEZ DE MEDIDAS PALIATIVAS"

Rodrigo Constantino sobre pacote do governo

Na última terça-feira, 3 de março, o governo federal anunciou um pacote de medidas para estimular as empresas nacionais. Entre as ações previstas estão a desoneração da folha de pagamentos, o controle do câmbio, a ampliação de créditos a juros menores, a defesa comercial e reserva de mercado.

No artigo “Chega de Pacotes!”, o especialista do Instituto Millenium e economista Rodrigo Constantino criticou o novo projeto. “Trata-se uma vez mais de medidas paliativas, pontuais.”

O planejamento central não funciona. A economia de mercado sim!

O governo também anunciou o aumento do PIS e da Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins) para os produtos importados e a reserva de mercado para os produtos nacionais. Constantino fez uma análise negativa da postura governamental. “Este é um governo protecionista, desenvolvimentista, que abraçou com vontade o modelo de capitalismo de estado, que concentra poder excessivo no governo central.”

A equipe econômica da presidente Dilma Rouseff espera alcançar um PIB de 4,5% através da ampliação da competitividade das empresas e das indústrias nacionais. Para Constantino o conjunto de ações prometidos pela administração atual não resolverá o problema da economia nacional. “O cobertor é curto e as reformas não são feitas, quando o governo ajuda um companheiro industrial, ele tira de outro lugar, prejudicando o país como um todo.”

04 de abril de 2012
Rodrigo Constatino

Nenhum comentário:

Postar um comentário