"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



domingo, 10 de junho de 2012

AFINAL, POR QUE INTERVIR NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO?

Toda vez que querem de alguma forma interferir nos meios de comunicação, me dá um calafrio. As razões apresentadas podem até ser convincentes, mas de boas intenções o inferno está cheio.
Nunca se sabe o que realmente está por trás das ações de políticos sabidamente de viés autoritário e que vêm tentando por todas as formas pautar a mídia.

Este pode ser apenas o primeiro passo. Uma vez vencido, vem o segundo e aí quando acordarmos, se foi o boi com a corda. Estão agindo da mesma forma em outros setores. Lei da Anistia e Código Florestal.

Sempre que dão pressa em assuntos desta natureza, fico desconfiado. Se forem realmente permitir o debate público e depois respeitar as conclusões, vá lá que seja.

Mas mesmo assim, venho observando que os marketeiros do governo estão sempre trazendo assuntos polêmicos à pauta, nos envolvendo em questões não tão prioritárias assim, enquanto os motivos que estão nos levando à estagnação econômica não entram em cena nem são motivos de amplo debate.
Muita fumaça para pouco fogo.

10 de junho de 2012
Martim Berto Fuchs

Nenhum comentário:

Postar um comentário