Genésio dos Reis tenta se filiar ao Partido Social da República Democrática, nova agremiação com trinta cargos abertos na seção de Joinville do Ministério das Cidades

ARACAJU – Em descoberta que cientistas políticos classificaram como incompreensível, e líderes da base aliada deram como inaceitável, foi encontrado ontem o único funcionário ministerial cujo cargo não pode ser atribuído a uma indicação política. Genésio dos Reis, 64 anos, é auxiliar de almoxarifado da superintendência de pesca oceânica, seção Sergipe, órgão ligado ao Ministério da Pesca. O funcionário trabalha na seção desde 1987 e é responsável pela guarda e manutenção de anzóis, molinetes, varas de pesca e tarrafas.

Segundo reportagem publicada ontem no Diário de Aracaju, há três dias um assessor do coordenador para a região Centro-Oeste de parques nacionais arbustivos, órgão subordinado ao ministério do Turismo, passava pelo local e, sem ter o que fazer, puxou uma conversa com Genésio.
Depois de trocarem ideias gerais sobre as vantagens da tainha sobre a tilápia, o assessor do ministério do Turismo perguntou ao funcionário do ministério da Pesca quem o havia indicado para o posto. Genésio respondeu que chegara ali graças ao plano de carreira da superintendência. “Fui admitido em concurso público, comecei como garçom, depois passei a auxiliar de compras e hoje estou lotado no almoxarifado”, explicou, tendo de repetir a história três vezes até ser compreendido.

A notícia chegou a Brasília no mesmo dia, provocando indignação em aliados do governo. O líder do PR, senador Alfredo Nascimento, exigiu a imediata convocação do ministro da Pesca, Luiz Sergio, para explicar, diante da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, “em que trecho da constituição está escrito que alguém pode trabalhar em ministério sem ser indicado por um de nós”.

No início da noite, o vice-presidente da República, Michel Temer, ligou para a presidente Dilma para tranquilizá-la com a notícia de que a crise já tinha sido debelada. “Mandamos o irmão do Romero Jucá para o tal almoxarifado, e as primeiras informações são de que o preço das iscas já aumentou sete vezes.”
Genésio dos Reis foi suspenso e tem até trinta dias para arranjar um padrinho político.

10 de junho de 2012
The i-Piaui Herald