"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



domingo, 10 de junho de 2012

REFLEXÕES SOBRE AS COTAS RACIAIS E A SITUAÇÃO DO NEGRO NO BRASIL

 
O jurista Heleno Fragoso, depois da “lei de vadiagem” promulgada por Carlos Lacerda aqui no Rio na época da ditadura. Cunhou uma frase que depois reproduziu em livro: A polícia só prende preto(negro), puta e pobre (os três PPP). Isso ficou introjetado no inconciênte dos intelectuais, principalmente os que estudavam direito, passando a ser uma verdade absoluta, mas não é.

Fala-se em maioria de negros pardos. O que é pardo? Uma designação usada pela elite que contraria nossas tradições e costumes.Pardo é algo sem definição. Nossa tradição diz: filho de indio e branco é mameluco, há muito esquecido, filho de branco e negro é mulato, filho de indio e negro é cafuzo.

Fala-se em um só ministro negro, não é verdade. Em 1902 foi nomeado o primeiro ministro negro do STF em 1912 o segundo (procurem nos anais). Presidente, tivemos Nilo Peçanha mulato.
Governadores: aqui no Rio de Janeiro: Benedita da Silva (PT); Espirito Santo, Albuino Azeredo (PDT); Rio Grande do Sul, Alceu Colares (PDT).

Em 1902 foi gravado o primeiro disco no Brasil. O lundu “Isto é Bom”, composição de Xisto Baia, cantado pelo popular Baiano – um negro, outro mulato. Machado de Assis, mulato fundador da Academia Brasileira de letras em 1897; Gustavo Lacerda, fundador da ABI em 1908.

Ficaria aqui 24 horas, respeitosamente, provando que quem enfeia e desmerece o povo brasileiro são só intelectuais que se empanturraram da cultura americana sem conhecer seu país. Falam em cotas, que é a mais brutal desqualificação dos descendentes de negros. Faz crer que são coitadinhos, pobres de intelecto e que precisam passar, ajudados pela generosidade do estado. No momento, fico aqui.

10 de junho de 2012
Antonio Santos Aquino

Nenhum comentário:

Postar um comentário