"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



segunda-feira, 18 de junho de 2012

A MENTIRA DO 'MASSACRE DE HOULA'

Editor da BBC admite que cobertura do 'massacre de Houla' foi mentirosa e reproduziu propaganda da oposição síria
O mais discretamente possível, o editor de noticiário internacional da BBC, Jon Williams, admite afinal que a cobertura que a emissora e agência noticiosa britânica distribuiu, do massacre em Houla, Síria – matéria selecionada de agências e trabalho dos próprios jornalistas ‘da casa’ – não passou de seleto compêndio de mentiras.

Em postado do dia 7/6, 16h23, em seu blog pessoal, postado dia 7 de junho, às 16h23, Williams enfim confessa o que vários críticos já haviam observado e denunciado: não há qualquer prova que permita afirmar que o massacre do dia 25/5, no qual morreram mais de 100 pessoas, tenha sido perpetrado pelo Exército Sírio ou por milícias apoiadas pelo governo alawita de Al-Assad.

Fortemente sugerida nas entrelinhas no mesmo post, há também a confissão de que o noticiário da BBC reproduziu material de propaganda distribuído pelos sunitas, que operam para derrubar o governo do alawita Bashar al-Assad.

Depois de algumas linhas introdutórias de “autojustificação preventiva”, em que fala da “complexidade da situação em campo na Síria”, da “necessidade de tentar separar fato e ficção” e da “longa tradição síria” de “noticiar boatos como se fossem fatos”, Williams escreve:

“Logo depois do massacre em Houla mês passado, as primeiras notícias falavam de cerca de 49 crianças e 34 mulheres decapitadas. Em Damasco, agentes ocidentais disseram-me que investigações posteriores não encontraram qualquer vestígios desse tipo de atrocidade. E que, porque o Exército Sírio havia bombardeado a área pouco antes, não havia absolutamente nenhuma certeza sobre a autoria do massacre ou sobre o que realmente aconteceu em Houla.”

Por isso, acresenta o jornalista e editor da BBC – em conclusão que chega, de fato, muito atrasada:
“Nessas circunstâncias é mais importante do que nunca informar também sobre o que não sabemos, não só sobre o que se sabe. Em Houla, e agora também em Qubair, todas as evidências sugerem que os responsáveis pelo massacre em Houla tenham sido membros da milícia Shabiha. Mas, à parte o trágico número de vítimas, praticamente não há certeza de nada, nem sobre quem ordenou as mortes, nem por quê.”


Massacre de crianças atribuído ao governo sírio

NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG

É impressionante como a mídia internacional está sendo usada para derrubar o governo da Síria, atribuindo ao exército do país a prática de seguidos massacres, na verdade cometidos pelos rebeldes e pelos mercenários estrangeiros inflitrados no país pelas potências ocidentais lideradas pelos Estados Unidos.
No Brasil essas notícias manipuladas são difundidas por toda a grande mídia, inclusive pelas redes de TV, de forma degradante e vergonhosa. Mas quem tem lido aqui o Blog da Tribuna vem recebendo informação muito diferente. É isso que justifica a existência de um jornalismo que seja de fato independente e não esteja curvado aos interesses internacionais. Vamos em frente.

Chris Marsden ( do Countercurrents)
18 de junho de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário