"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



segunda-feira, 18 de junho de 2012

RIO + 20 NÃO SERÁ DECIDIDA NO RIO, MAS COM O G-20 NO MÉXICO

Antes que a reunião de cúpula da Rio+20 tenha dado início, pois o encontro principal se realizará nos dias 20, 21 e 22, a ONU e o Brasil já estão frustrados. Além do já anunciado não comparecimento de importantes líderes mundiais, como o norte-americano Barak Obama e a alemã Angela Merkel, a cúpula que decidirá sobre o textoda nova Carta da Terra não é a do Riocentro, mas a dos líderes das 20 maiores economias mundiais (G-20), reunidos a partir de hoje na cidade de Los Cabos, no México.

Ou seja, não precisava nem montar toda uma estrutura e planejamento no Rio para algo que será decidido efetivamente fora do Brasil. Sem a decisão dos maiores poluidores do mundo – a China é responsável por 24% das emissões de CO2 no mundo e os EUA por 18% – não haverá esperanças. Tudo ficará tão somente no campo das boas ideias e intenções, como foi a Rio 92.

A presidente Dilma Rousseff decidiu colocar debaixo do braço o documento e levá-lo à apreciação dos maiores líderes mundiais. Mas a própria proposta para a criação de um fundo de US$ 30 bilhões para implantação gradativa de medidas de desenvolvimento sustentável, num mundo em crise econômica, já parece descartada.

###

AUMENTAM AS SECAS

Quanto às reais ameaças ao futuro do Planeta Terra, a notícia mais preocupante provém de um estudo apresentado na reunião preliminar da Rio+20 pela Organização Metereológica Mundial, revelanado que, até 2010, o número de secas em todo o mundo deverá aumentar em pelo menos 10 vezes. O fenômeno já é identificado não só pelas mudanças climáticas do planeta, mas também por fatores diretamente ligados à ação humana, como desmatamento, ocupação irregular da terra e aumento populacional.

As consequências são dramáticas, diz o estudo: escassez de água e alimentos. Somente na região do Sahel, na África, o estudo concluiu que há 13 bilhões de pessoas diretamente afetadas por tal realidade. E o Brasil não está imune. A atual seca do Nordeste já é considerada a pior dos últimos 50 anos.
Constatou-se que a frequência e a intensidade das secas vêm aumentando nos últimos 25 anos, devido à elevação da temperatura do planeta.

A notícia mais promissora vem do presidente do C-40 (Climate Leadership Group), o prefeito de Nova York Michael Bloomberg, num evento paralelo à Rio+20: 58 metrópoles do mundo, responsáveis por 12% das emissões de gases-estufa e que respondem a 21% do PIB mundial firmarão um acordo com metas globais e individuais de redução das emissões de gases poluentes até 2030. O Brasil está representado por três megalópoles: Rio, São Paulo e Curitiba.

18 de junho de 2012
Milton Corrêa da Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário