"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



segunda-feira, 9 de julho de 2012

A CONFIABILIDADE DAS URNAS ELETRÕNICAS

EXCELENTE ENTREVISTA EM VÍDEO SOBRE A CONFIABILIDADE DAS URNAS ELETRÔNICAS. BRASIL AINDA USA OBSOLETO SISTEMA DE 1a. GERAÇÃO, AFIRMA ESPECIALISTA.


A questão da segurança do voto eletrônico no Brasil vem sendo debatida há muito tempo e a cada eleição o assunto volta a ser abordado. Neste vídeo a JustTV traz uma excelente entrevita com o engenheiro Amilcar Brunazo, que é o coordenador do Forum Voto Seguro e que se destaca entre os mais conhecidos especialistas nesta área.
 
Pelo que tenho visto em termos de entrevistas, textos e debates sobre o assunto, creio que o conteúdo deste vídeo é de grande importância, já que o engenheiro Bruzano revela um fato que a maioria dos eleitores desconhece: o Brasil continua utilizando um sistema de urna eletrônica de 1a. geração, enquanto já está em uso em alguns países o sistema de 3a. geração, como é mostrado em detalhe ao longo da entrevista.
 
Brunazo chama a atenção para o fato que o Brasil não é pioneiro no uso de urnas eletrônicas. O primeiro país a adotá-lo foi a Holanda que há alguns anos utilizou este sistema de 1a. geração numa eleição, para logo depois proibi-lo por falta de segurança, sobretudo no que diz respeito à eventual necessidade de auditoria e recontagem dos votos.
 
Enfim, o programa está muito bom, algo que não se vê nas grandes redes de televisão. A JustTv é um canal que opera pela internet e permite que os assuntos sejam tratados com calma e clareza.
 
Recomendo que vejam o vídeo. Reputo como uma das melhores matérias televisivas sobre o tema até a presente data.
 
Verão como o sistema de urna eletrônica evoluiu, enquanto o Brasil patina na 1a. geração. E, para completar, o vizinho Paraguai recebeu gratuitamente do Brasil essas urnas eletrônicas e as devolveu, conforme relata o engenheiro Amilcar Brunazo.
Não deixa de ser um fato emblemático, se é que me entendem.
 
09 de julho de 2012
in aluizio amorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário