"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



segunda-feira, 9 de julho de 2012

CRÔNICA DO DIA


Cartas de Londres: Impedimento: a regra nem sempre é clara...


Imagino que nem mesmo o jornalista Galvão Bueno saiba quantos jogos de futebol tenha narrado ao longo de sua carreira. E o comentarista Arnaldo Cezar Coelho, saberia dizer quantas vezes escutou a clássica pergunta: “pode, Arnaldo?”.

O inglês Neil Wolfson, também jornalista esportivo, hoje estaria milionário se cobrasse irrisórios 50 centavos sempre que, diante de um impasse durante a transmissão de uma partida, alguém lhe pergunta as regras do “impedimento”.

Como nunca pediu nada pela resposta, desperdiçou a única chance que o jornalismo lhe deu de ficar rico, embora tenha carimbado seu nome na história da Inglaterra e do futebol. Porque foi dele a ideia de explicar, por meio de um desenho na parte de trás de uma moedinha de 50 centavos, o que vem mesmo a ser esse tal de off-side, ou “impedimento”, para nós, brasileiros.

O design do jornalista faz parte de uma coleção comemorativa de 29 moedas de 50 centavos que trazem como tema os jogos olímpicos de Londres. E pela primeira vez na história, o povo inglês foi convidado a desenhar o próprio dinheiro.

Das moedas olímpicas, a de Wolfson é das mais criativas. A intenção do jornalista foi a melhor possível, mas quando um canal de televisão resolveu testar a eficácia do diagrama, chegou-se à conclusão de que nem desenhando dá para a maioria saber quando um jogador está ou não impedido.

Donde se conclui que, diferentemente do que diz nosso Arnaldo Cezar Coelho, a regra nem sempre é clara, pelo menos com relação ao discutível e complicado impedimento...

09 de julho de 2012
Mariana Caminha é formada em Letras pela UnB e em jornalismo pelo UniCEUB. Fez mestrado em Televisão na Nottingham Trent University, Inglaterra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário