"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



segunda-feira, 9 de julho de 2012

MARCEL PROUST


article image

Escritor francês Marcel Proust nasceu em Auteuil, subúrbio de Paris (Reprodução/Internet)
Escritor francês nasceu no dia 10 de julho de 1871
O escritor francês Marcel Proust nasceu em Auteuil, subúrbio de Paris, no dia 10 de julho em 1871. Asmático, passou a infância no Champs-Élysées, em Paris, buscando suavizar os efeitos da doença com o ar saudável do lugar.
Em 1892 fundou com alguns amigos a revista Le Banquet, onde publicou suas primeiras obras, em maioria, poemas e contos. Formou-se em Direito em 1893 e em Literatura em 1895 pela Faculdade de Sorbonne. Aos 25 anos lançou seu primeiro romance: Os prazeres e os Dias, baseado nos costumes da aristocracia parisiense.

Com a morte de seu pai, em 1903, e de sua mãe, em 1905, Proust isolou-se em seu apartamento na capital francesa e dedicou seu tempo à criação de Em busca do tempo perdido, sua obra mais conhecida, considerada por muitos o principal romance do século XX. Com um estilo inovador, o escritor usou em seu texto conceitos psicanalíticos, que ainda estavam sendo difundidos.

Um exemplo é o episódio do cheiro da “madeleine” embebida no chá, que faz com que o autor rememore involuntariamente a sua infância e, a partir disso, desenvolva a história.
Em busca do tempo perdido foi publicado entre os anos de 1913 e 1927 em oito volumes — No Caminho de Swann, À Sombra das Raparigas em Flor, O Caminho de Guermantes (1 e 2), Sodoma e Gomorra, A Prisioneira, A Fugitiva e O Tempo Redescoberto. Proust morreu em 18 de novembro de 1922.

09 de julho de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário