"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



segunda-feira, 9 de julho de 2012

HISTÓRIAS DO JORNALISTA SEBASTIÃO NERY

OS PADRES E OS SANTOS

Em Viana, no Maranhão, o padre era do PSD. A UDN nem podia entrar na Igreja. Na campanha eleitoral, os céus e os santos eram mobilizados para a vitória pessedista. Quando saiu do PSD e entrou para a UDN, em 1958, José Sarney, candidato a deputado federal, veio ao Rio tentar resolver o problema. O secretário do senador Ruy Carneiro, do PSD da Paraiba, era “bispo” da Igreja Brasileira, mandou um “padre” para Viana.
O padre-dois chegou lá, começou a disputar o céu. À falta dos outros, que eram monopólio do PSD, criou dois santos: Nossa Senhora Menina e São Benedito da Barreirinha. E as cerimônias da Igreja Brasileira eram anunciadas com tambor de macumba. Foi um sucesso.

###

O MARANHÃO
Nossa Senhora Menina, em sua jovem e colorida imagem, começou a ganhar de Nossa Senhora mãe. E as procissões do mulato São Benedito da Barreirinha batiam longe o fervor das procissões de São Benedito preto.

Apavorado, o PSD conseguiu que a igreja Católica entrasse na justiça contra o “padre” da Igreja Brasileira. Não adiantou. Perdeu em Viana e perdeu no Tribunal, em São Luis. E pela primeira vez a UDN venceu as eleições. Oito anos depois, Sarney governador, fez-se a paz em Viana. Os dois padres foram tirados de lá e chegou um católico meio PSD meio UDN.
Mas até hoje o povo de Viana tem saudade de sua jovem e irisada Nossa Senhora Menina e de seu mulato São Benedito da Barreirinha.
Especialista em arranjar padre falso e falsos santos, Sarney agora arranjou um metade santo metade satanás : “São” Lula. E só para ele reza.

###

CURURUPU

Francisca era de Cururupu, terra dos irmãos Frejat e dos irmãos Murilo e Antenor, lá no norte do Maranhão, então um fim de mundo sem estrada e sem luz elétrica, que só conhecia Vitorino e Sarney pelo rádio.
Francisca veio para o Rio, era empregada doméstica na casa de José Edson Sampaio, diretor financeiro da Unimed (previdência privada), de Niterói. José Edson convidou os amigos Aguiar de Paula, Murilo Barbosa Lima e Sérgio Barbosa para assistirem a um jogo Brasil x União Soviética. Uisque, tira-gosto e a alma gelada. Eles torcendo, sofrendo, bebendo, e Francisca, entre a cozinha e a sala, trazendo o gelo e os salgadinhos. Daí a pouco, a União Soviética faz um gol. Na sala, um silêncio de tocaia.
Francisca larga os pratos em cima da mesa, dá um pulo. E volta para a cozinha, comemorando o gol dos russos. José Edson não entendeu:
- Você está maluca, Francisca? Quem fez o gol foi a Rússia contra nós, contra o Brasil. E você ai comemorando? Você é comunista?
- Não sei o que é isso não, dr. José. Mas lá em Cururupu me disseram que a Rússia é um lugar onde não tem fome.
Tantos anos e o Maranhão continua um lugar onde tem fome. Só não há fome para o guloso Sarney. Ele come os governos, os Estados, a Nação.

###

SARNEY

A “Folha” de sexta-feira, em matéria de pagina inteira, contou:
1- “A Polícia Federal prendeu José Francisco Neves, ex-presidente da Valec Engenharia, estatal responsável por ferrovias federais e um dos alvos da “faxina” que derrubou ministros do governo no ano passado”.
2.“José Francisco das Neves, o Juquinha, chegou à presidência da Valec (estatal responsável pela construção de ferrovias) indicado pelo comando do PR com a aprovação do presidente do Senado, José Sarney (!), (PMDB-AP).Conversas de Juquinha foram interceptadas pela Operação Faktor, da Polícia Federal, que investigou Fernando Sarney(!), filho do presidente do Senado, mas não chegou a indiciar o ex-presidente da Valec”.

###

JUQUINHA

3.“O inquérito apontou que Ulisses Assad, então diretor de engenharia da Valec, foi indicado para o cargo pelo senador José Sarney (!) e atuava na estatal para direcionar (!) licitações na ferrovia Norte-Sul (!). Esse inquérito já mostrava que a empresa Lupama, de dois amigos de Fernando Sarney (!), recebeu subempreitada da Constran no valor de R$ 46,2 milhões no trecho entre Santa Isabel e Uruaçu, em Goias”.
4. –“É neste lote que o Ministério Público encontrou a mão do gato: o superfaturamento de R$ 46,7 milhões. Na sequência dessa investigação, o Ministério Público e a PF apuraram enriquecimento ilícito de Juquinha, fato que levou à sua prisão, da mulher e do filho”. Sarney saiu de banda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário