"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



segunda-feira, 16 de julho de 2012

EDIR MACEDO, O AIATOLÁ BRASILEIRO

Chefe da IURD, que é dona da Record, publica texto em que se mostra contra o casamento de “homens de Deus” com mulheres mais velhas ou mesmo de outras “raças”. E isso não é piada.
 
São correspondentes não apenas por causa das posições religiosas homofóbicas e extremamente machistas. Eles são parecidos porque, na opinião de certa militância, seriam adversários de um “mal maior”. Enquanto os aiatolás iranianos combatem o satânico imperialismo ianque, o chefe da IURD enfrenta a malévola Globo.
O Brasil tem um tipo curioso de militância. Há mulheres que se dizem feministas e, ao mesmo tempo, apoiam o Irã. Alguns militantes gays também não condenam tal país – um desprendimento e tanto, pois ambos, se ali vivessem, não estariam vivos.
Essa impessoalidade se aplica à IURD.
Recentemente, Edir Macedo “exorcizou” um gay. Hoje, circula um texto em que condena casamento de pessoas com cores da pele diferentes, além de descer a ripa nas mulheres em geral, especialmente as mais velhas. Se duvidam, aqui o link, em seguida trechos:
Homem de Deus quanto à idade e à raça – Ele precisa estar sempre preparado para servi-Lo – Por bispo Edir Macedo – O rapaz que deseja fazer a Obra de Deus não deve se casar com uma moça que tenha idade superior à dele, salvo algumas exceções, como por exemplo aquele que é suficientemente maduro e experiente na vida para não se deixar influenciar por ela. Mesmo assim, a diferença não deve ultrapassar dois anos. Muitas pessoas não gostam quando fazemos estas colocações; entretanto, temos visto que quando a mulher tem idade superior à do seu marido, ela, que por natureza já tem o instinto de ser ‘mandona”, acaba por se colocar no lugar da mãe do marido. E o pior não é isto. A mulher normalmente envelhece mais cedo que o homem, e quando ela chega à meia-idade, o marido, por sua vez, está maduro mas não tão envelhecido quanto ela. E a experiência tem mostrado que é muito mais difícil, mas não impossível, manter a fidelidade conjugal (…) Quanto à raça – Não haveria nenhum problema para o homem de Deus se casar com uma mulher de raça diferente da dele, não fossem os problemas da discriminação que seus filhos poderão enfrentar nas sociedades racistas deste mundo louco. É preciso que ambos estejam conscientes quanto aos riscos de traumas ou complexos que as crianças poderão absorver durante os períodos escolares, e, a partir daí, carregarem-nos por toda a vida. Infelizmente, os pais não terão como evitar que aconteçam rejeições ou críticas por parte dos coleguinhas nas escolas nos países onde eles poderão estar pregando o Evangelho (…) Procuramos alertar sobre esta situação não porque a Igreja Universal do Reino de Deus tenha qualquer objeção quanto ao casamento envolvendo mistura de raça ou cor. Não, muito pelo contrário! Temos vários homens de Deus casados com mulheres de raças diferentes. Não teríamos absolutamente nada a comentar a este respeito, mas temos visto este tipo de problema acontecendo com as crianças dentro das nossas igrejas, em outros países.” (grifos nossos)
Não, muito pelo contrário! Temos até um amigo que…
Pois é. Chegou a esse ponto. Um malabarismo retórico de quinta categoria para CONDENAR a miscigenação entre pessoas de cores da pele diferentes (não há “raças” entre humanos, todos já deveriam saber dessa gloriosa descoberta da ciência do século XIX. Há culturas ou etnias distintas, mas uma única espécie – e não raça, também -, a humana).
O texto é uma verdadeira obra-prima, pois simplesmente não perde uma oportunidade de perder uma oportunidade. Onde pode, erra; onde é possível, deixa claro algum absurdo.
Mas, como todos sabemos, esse é o arauto da destruição da perigosa Rede Globo. E suas empresas empregam muitos dos que condenam várias outras figuras homofóbicas ou machistas. Menos, claro, o próprio empregador.
Parece estranho, mas não deixa de ser sintomático que parcela considerável dos “progressistas” vivam debaixo da saia do bispado universal. Muitos desses também se dizem contra o machismo ou a homofobia e apoiam o Irã.
Ideologicamente, estão ok quanto à conveniência: de um lado apoiam quem é “parceiro” do partido-do-coração; de outro, fazem vistas grossas e silêncios obsequiosos à igreja que os contrata e, vejam só, também é da mesma turma partidária.
Não esperem tumblrs engraçadinhos, passeatas engajadas, marchas nervosas, tuitaços empenhados ou churrascões-de-qualquer-espécie. Muitos dos progressistas de internet não estão nem aí para a homofobia, o machismo ou coisa que o valha. Primeiro, o salário; depois, o partido; daí, as causas. Exatamente nessa ordem.
Nada contra progressistas. Até tenho amigos que são.
ps – a foto do post foi tirada na posse da Presidente da República, ocasião em que Edir Macedo e a cúpula da Record ocuparam lugar destinado a Chefes de Estado. Sim, isso é verdade.
Gravataí Merengue
16 de julho de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário