"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



segunda-feira, 16 de julho de 2012

FOTOGRAFIA É HISTÓRIA

                             Marechal Alfredo Stroessner
 
Foto
 
Houve uma época em que a grande maioria dos países da América Latina era comandada por ditadores. O Paraguai era um deles. O marechal Alfredo Stroessner o presidiu durante longos 35 anos, período que só perde para Fidel Castro em Cuba. Stroessner chegou ao poder com um golpe de Estado que derrubou Federico Chávez, em 1954.
Com eleições de lisura duvidosa, ficou por sete mandatos, apoiado pelo partido Colorado.
 
Só saiu em 1989, deposto por outro golpe militar. Conseguiu asilo em Brasília, aonde morreu em 16 de agosto de 2006.

Como foi O amigo Pedro Rogério sempre soube, desde a época em trabalhávamos no jornal O Globo, que tenho os olhos voltados para os nomes da política. Alertou-me que não podia deixar de registrar uma imagem que presenciara na Península dos Ministros havia poucos dias e que marcara sua memória: o ex-poderoso Alfredo Stroessner sentado a uma cadeira de rodas, protegido por um guarda-costas, solitário e em silêncio, com o olhar atravessando o luminoso céu de Brasília, em direção ao Paraguai.
Foi a última vez que fotografei o marechal. Ele morreria meses depois, aos 94. A primeira foi esta aí quando ele desembarcava do Viscount presidencial para inaugurar com o general Garrastazu Médici, então presidente brasileiro, uma ponte sobre o Rio Apa.
Era julho de 1971 e Stroessner estava no poder havia “somente” 17 anos. Ficou por outros 18.

Orlando Brito
16 de julho de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário