"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sexta-feira, 13 de julho de 2012

EDUARDO PAES USA CONTRACHEQUE DE SERVIDORES PARA FAZER CAMPANHA, DIZ PROCURADOR

Diversos servidores da prefeitura do Rio de Janeiro tiveram um susto ao receberem, há poucos dias, o contracheque do mês de junho. Junto com o demonstrativo de pagamento, foi anexada uma folha adicional relacionando supostas melhorias empreendidas pela atual gestão para o funcionalismo. Nem todos os servidores receberam o comunicado, mas funcionários da educação e da saúde confirmaram terem sido contemplados.

Após analisar o documento, obtido com exclusividade pelo Jornal do Brasil, o procurador regional eleitoral Maurício da Rocha Ribeiro afirmou se tratar de crime eleitoral por parte do prefeito Eduardo Paes. Na folha adicional, o texto exalta feitos da gestão de Paes em relação ao funcionalismo.

“Essas situações de propaganda irregular têm que ser analisadas em conjunto com outros fatos. Em três anos de gestão, o prefeito nunca se preocupou em fazer esse tipo de divulgação. Por que fazer agora, três meses antes da eleição? A resposta é óbvia”, garante Rocha Ribeiro.

O procurador ainda enxerga na atitude outras irregularidades: “É abuso de poder político. Ele está usando os instrumentos que ele tem em mãos para fazer uma campanha ostensiva. O prefeito vai dizer que é publicidade regular, mas o fato é que só agora está dando publicidade a esses dados, justamente na época da eleição”, completa.

Segundo Rocha Ribeiro, a Procuradoria Regional da República enviará ofício detalhada para a promotoria de primeira instância analisar e tomar as providências cabíveis.
Procurado pelo Jornal do Brasil, através de sua assessoria, o prefeito Eduardo Paes não se mainifestou sobre a questão.

###

HISTÓRICO DE PROBLEMAS

Procurador vai investigar peça publicitária e esta não é a primeira vez que o prefeito Eduardo Paes fica na mira da Justiça Eleitoral. Na semana passada, ele recebeu uma recomendação para não participar de duas inaugurações ao lado da presidente Dilma Rousseff e do governador Sérgio Cabral, no primeiro dia de campanha oficial. Mesmo assim, esteve nos dois eventos e ouviu da presidente e do governador amplos elogios à sua administração.

Antes disso, ele já havia sofrido duas ações por abuso de poder político. Em ambos os casos, ele e seus aliados, inclusive o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foram acusados de aproveitar inaugurações de obras públicas para pedir votos.

A última e mais pitoresca ocorrência foi na segunda-feira. O prefeito cedeu o Palácio da Cidade, sede do governo municipal, ao Botafogo de Futebol e Regatas para que o clube realizasse lá a primeira entrevista coletiva do craque holandês Seedorf. Paes posou para fotos ao lado do jogador e do presidente alvinegro, Maurício Assumpção, filiado ao PMDB e possível candidato a vereador em outubro.

(Matéria transcrita do JB Online, enviada pelo comentarista Paulo Peres)

13 de julho de 2012
Igor Mello (Jornal do Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário