"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sexta-feira, 20 de julho de 2012

'VESTIDO DE CORINGA', ATIRADOR DIZ SER PERSONAGEM DE BATMAN

James Holmes é formado em Neurociência pela Universidade do Colorado e iniciou um doutorado em 'Distúrbios psiquiátricos e neurológicos' em 2011


James Holmes
                          James Holmes (The University of Colorado/Reuters)

O atirador que matou 12 pessoas e feriu outras dezenas durante a pré-estreia do filme Batman: O Cavaleiro das Trevas ressurge, no estado americano do Colorado, disse a policiais, ao ser preso, que era o Coringa (vilão do segundo filme da trilogia de Christopher Nolan), informou o comissário da polícia de Nova York Ray Kelly.

Segundo policial, James Holmes, de 24 anos, estava com o cabelo pintado "como o do Coringa". Apesar de ser da polícia nova-iorquina, Kelly disse estar por dentro do caso em Aurora, na região metropolitana de Denver, já que o responsável pela investigação no Colorado era vice-chefe da corporação em Nova York.

LEIA TAMBÉM:

Jovem morta por atirador tinha sobrevivido a outro ataque
Após atentado, première do longa é cancelada em Paris
Os ataques mais violentos dos EUA nos últimos 20 anos
Em 1999, Mateus Meira e o massacre que chocou o Brasil

O suspeito foi preso no estacionamento perto do cinema e não resistiu à prisão. Nascido em San Diego, Holmes era formado em Neurociência pela Universidade do Colorado e iniciou um doutorado em "Distúrbios psiquiátricos e neurológicos", no segundo semestre de 2011.

No mês passado, ele teria começado um processo para abandonar o curso. Testemunhas do massacre contaram que o atirador não falou uma única palavra antes de realizar os disparos, e que se manteve calmo durante todo o tempo. Holmes foi encontrado pela polícia pouco tempo depois.

Em comunicado, a família do atirador disse que foi pega de surpresa pela notícia do massacre: "Nossos corações estão com as vítimas dessa tragédia e com seus familiares e amigos. Pedimos à imprensa que respeite nossa privacidade durante esse momento difícil.

Estamos cooperando com as autoridades de San Diego, California e Aurora (Colorado) e ainda tentando entender o que aconteceu". Segundo Dan Oasted, chefe da polícia local, a mãe de Holmes, Arlene, está atualmente sob custódia policial. Policiais montaram guarda em frente à sua casa, no bairro de Rancho Penasquitos, na cidade de San Diego, Califórnia.

O presidente Barack Obama decretou que a bandeira americana fosse hasteada a meio mastro em todos os prédios públicos, missões diplomáticas e bases e navios militares até 25 de julho, em sinal de luto pelas vítimas do massacre.
O decreto de Obama foi difundido pela Casa Branca pouco depois de seu regresso a Washington - ele estava na Flórida, onde suspendeu vários atos de sua campanha eleitoral devido ao tiroteio que deixou 71 vítimas, 12 delas mortas e muitas em estado crítico.

Nova York - Após o massacre, a polícia de Nova York reforçou as medidas de segurança nos cinemas da cidade onde está sendo exibido o filme do Batman. "Como medida de precaução contra imitadores após o horrendo ataque no Colorado, a polícia de Nova York está oferecendo proteção nos cinemas onde se exibe o filme", afirmou o chefe do departamento de polícia, Raymond Kelly. A segurança também foi intensificada nas salas de cinema de Long Island, onde a presença de policiais foi duplicada.

O prefeito Michael Bloomberg aproveitou a ocasião para pedir a Obama e ao candidato republicano Mitt Romney que apresentem suas propostas sobre o controle de armas nos Estados Unidos, em entrevista à WOR Radio. S

egundo ele, deve-se pensar no que fazer a respeito, já que "é um problema que afeta todo o país". Bloomberg dirige uma coalizão de prefeitos americanos a favor de um controle de armas mais rígido nos EUA e lembrou durante a entrevista que o estado de Nova York aprovou uma lei restritiva sobre o controle de armas. "Outros estados poderiam seguir esse exemplo. O problema deve ser tratado em nível nacional", completou.

16 de outubro de 1991
O atirador George Hennard Um homem mata 22 pessoas em um restaurante de Killeen (Texas) e deixa outros 20 feridos antes de se suicidar.

20 de abril de 1999

Massacre em Columbine pelas câmeras de segurança
Em Littleton (Colorado), dois estudantes do ensino médio abrem fogo no colégio Columbine. Doze estudantes e um professor são mortos. Os dois jovens assassinos se suicidam.

29 de julho de 1999

A família de Mark Barton
Depois de matar a esposa e os dois filhos, um especulador da bolsa de 44 anos abre fogo em duas firmas de corretagem em Atlanta (Geórgia), matando nove pessoas, e depois se suicida.

21 de março de 2005

O assassino Jeff Weise
Em Red Lake (Minnesota), um adolescente de 16 anos mata em sua escola nove pessoas, entre elas cinco estudantes de ensino médio, e depois se suicida.

16 de abril de 2007

O atirador Cho Seung-Hui
Um aluno de 23 anos de origem coreana mata 32 pessoas antes de se suicidar na Universidade de Virginia Tech, em Blacksburg (Virgínia). O massacre é o pior da história dos Estados Unidos em tempos de paz.

24 de dezembro de 2008

O assassino Bruce Jeffrey Pardo
Um homem fantasiado de Papai Noel abre fogo contra os convidados de uma festa, matando nove pessoas. Depois também se mata.

10 de março de 2009

O assassino Michael Kenneth McLendon
Um homem desequilibrado mata dez pessoas, entre elas sua mãe, em três cidades do Alabama (sul), antes de voltar a arma contra si mesmo.

3 de abril de 2009

O assassino Jiverly Voong
Um vietnamita abre fogo em um centro de imigrantes em Binghamton (estado de Nova York), matando 13 pessoas.

5 de novembro de 2009

O psiquiatra militar Malik Nidal Hasan Um psiquiatra militar de origem palestina é o autor do maior tiroteio já registrado em uma base militar americana, matando 13 pessoas e ferindo 42.


20 janeiro de 2010

O assassino Christopher Speight
Um homem mata oito pessoas durante um tiroteio na Virgínia (leste), e se rende após uma caçada humana na qual participam 150 policiais.

3 agosto de 2010

O assassino Omar Thornton
Um homem que tinha problemas com seus empregadores mata oito colegas em uma empresa de distribuição de cerveja em Connecticut (nordeste), antes de suicidar-se.

12 de outubro de 2011

O assassino Ecott Evans de Kraai
No balneário de Seal Beach (Califórnia), um homem, que tinha problemas com sua ex-esposa pela custódia do filho, abre fogo no salão de cabeleireiros onde ela trabalhava, deixando oito mortos.

2 de abril de 2012

O assassino Goh Su-nam Um coreano de 43 anos mata sete pessoas na Universidade religiosa de Oikos (Califórnia), antes de se entregar à polícia. O atacante assassinou metodicamente suas vítimas depois de alinhá-las contra um muro.

ETC... ETC... ETC...


Nenhum comentário:

Postar um comentário